15/05/2015

Comunidades Educativas festejam La Salle

A Rede La Salle celebra ao longo desses dias, uma semana especial em homenagem ao Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs: São João Batista de La Salle, proclamado em 15 de maio de 1950 Padroeiro Universal dos dos Professores.

A partir da proposta Pastoral deste ano “La Salle e Serviço: Gentileza gera Gentileza”, integrantes das Comunidades Educativas Lassalistas reforçam o orgulho em ser La Salle e ampliam seus conhecimentos sobre a história daquele que inovou na educação dedicou-se aos mais humildes.

Veja alguns exemplos das iniciativas realizadas na Rede!

Seguindo a proposta de atividades em celebração a Semana de La Salle, houve momentos de reflexão e oração com as turmas do Colégio La Salle Dores, de Porto Alegre/RS. Na Capela, os estudantes conheceram mais sobre a vida e a obra de São João Batista de La Salle e seu legado para a educação. A ocasião também serviu para estudo das cores e símbolos lassalistas.

No La Salle Niterói, em Canoas/RS, a abertura da Semana de La Salle contou com a presença de ex-alunos, que compartilharam com os estudantes de 6º ano Ensino Fundamental ao Ensino Médio suas experiências enquanto alunos lassalistas. Falaram sobre os ensinamentos que aplicam no dia a dia e que fizeram a diferença em suas vidas. Pela tarde, a turma 121 fez a reflexão com a música "Ser Lassalista".

Com uma semana de variadas atividades, o Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS, celebrou o Santo Fundador. A abertura das comemorações iniciou com a Celebração da Vida e homenagem a La Salle. Na sequência, houve palestra ministrada pela professora Mestra em Qualidade de Vida Ambiental Karen Caon; grupo de Teatro Jovem “Despertar para Sonhar”; encontros com a Educação Infantil com cantos, fotos com os “Lassalinhos”, entrega de pirulitos; peça teatral da vida de La Salle com o grupo de teatro da escola, coordenado pela professora Candice Guimarães e participação do Ir. Leandro, além de recreio prolongado com a Banda “Rust”.

Os alunos dos sextos anos do La Salle Toledo/PR realizaram, na aula de Ensino Religioso, um trabalho com o título: "La Salle, seguidor de Jesus, ensina a viver a Matemática da Vida". A proposta foi mostrar que é preciso somar, dividir e multiplicar valores humanos e cristãos, superando o individualismo.

Em São Miguel do Oeste/SC, as turmas 191 e192 do Colégio La Salle Peperi desenvolveram pesquisas, trabalhos coletivos e construíram atividades pedagógicas para a Educação Infantil correlacionadas a La Salle. As atividades foram desenvolvidas na aula de Ensino Religioso, ministrada pela professora Carline Werlang Kraemer.

O La Salle Abel, de Niterói/RJ, preparou um recreio cultural no Ensino Médio. Na ocasião, os estudantes puderam homenagear La Salle com muita música e integração. No Distrito Federal, a divertida Gincana de Integração 2015 engajou a comunidade educativa do La Salle Brasília. A animação, a motivação dos alunos e a alegria em participar das provas, tornaram-se o ponto alto do evento.

No La Salle Carazinho/RS, um Momento Cívico contou com a participação dos alunos em homenagem a La Salle.

Veja mais sobre a Semana de La Salle 2015 clicando aqui