31/03/2015

Semana Santa 2015 na Rede La Salle

A Páscoa é um dos períodos de maior relevância no calendário cristão. É quando se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. A Semana Santa, por sua vez, são dias dedicados a celebrações e orações.

Na Rede La Salle estes dias são celebrados com alegria nas Comunidades Educativas, envolvendo alunos, educadores, Irmãos, colaboradores e demais integrantes da Família Lassalista. Em âmbito Pastoral, são realizadas as atividades especiais da Páscoa Jovem.

Desenvolvida pela Pastoral Provincial Lassalista, a Páscoa Jovem é destinada aos adolescentes e jovens estudantes e acontece em diversas regiões e Comunidades Educativas onde há presença lassalista. Entre seus objetivos estão proporcionar um momento para compreender o significado da experiência humana da morte e da vida no amor, através da experiência Pascal de Jesus Cristo, e vivenciar o mistério Pascal em uma dinâmica juvenil. Sua metodologia consiste em momentos de partilha, deserto pessoal e vivência de ritos.

“Acreditamos que esta atividade contribui significativamente para o desenvolvimento integral, principalmente na área humana e cristã dos nossos estudantes lassalistas, que os levam ao compromisso pessoal e coletivo em vista de uma sociedade melhor”, disse o Ir. Éder Polido, Coordenador de Pastoral da Província.

Tríduo Pascal – Além das iniciativas da Páscoa Jovem, outras atividades marcam a data. Até 1º de abril, por exemplo, acontece o Tríduo Teológico Pascal, atividade anual promovida pelo Bacharelado em Teologia do Unilasalle Canoas/RS. São estudos avançados a respeito de uma das grandes celebrações cristãs da paixão, morte e ressurreição de Jesus – Lava-Pés, Sexta-feira Santa e Ressurreição – alternando-as a cada ano. Em 2015, o tema é a Sexta-feira Santa, em que serão estudadas as narrativas do sofrimento e morte de Jesus, em vista de sua tradução pastoral e litúrgica.

Em Niterói/RJ, o La Salle Abel realiza uma Celebração de Páscoa no dia 6 de abril, às 11h45min, na Capela do Colégio. A organização é da Direção e do Serviço de Pastoral. Já no CEPLAS-RJ, os alunos aproveitaram o Domingo de Ramos para encenar a entrada de Jesus em Jerusalém, sob orientação da professora de Religião, Ghislaine Cantini.

No La Salle Esteio/RS, o início da Semana Santa foi emocionante para a Educação Infantil. As crianças assistiram a um filme que conta a história da Páscoa de um jeito simples, claro e lúdico. Depois deste momento e de uma breve reflexão, representaram a ceia de Jesus com seus discípulos com cereal e suco de uva, simbolizando a partilha, a amizade e a bondade.

Em São Miguel do Oeste/SC, os alunos da turma 122 do La Salle Peperi usaram a criatividade para desenvolver cestas de Páscoa.

Acompanhe neste Portal outras notícias sobre a Páscoa 2015 na Rede La Salle.