30/03/2015

Educação Nacional

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo

A Presidência da República anunciou no último dia 27 de março Renato Janine Ribeiro como novo ministro da Educação. Sua posse será no próximo dia 6 de abril.

Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Janine Ribeiro assume o comando do MEC no lugar de Cid Gomes.

Janine Ribeiro é professor aposentado da Universidade de São Paulo com doutorado em filosofia. Ele ensinou por 20 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com ênfase em ética e filosofia política. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2004 a 2008), quando dirigiu mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil.

Janine Ribeiro é o quinto ministro da Educação desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele, passaram pela pasta Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, hoje ministro da Casa Civil; José Henrique Paim; e Cid Gomes.

"O MEC é um dos ministérios mais importantes do país porque eu tenho o compromisso de construir um caminho para a educação brasileira dando mais passos do que nós já demos", afirmou o novo ministro.