19/03/2015

Solenidade de São José

Em 19 de março, é festejado o Dia de São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja e do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Sua palavra é exemplo para todos. Definido como justo, que na tradição bíblica corresponde à santidade, José pertence à descendência de Davi, fazendo parte dos planos de Deus para salvação do mundo, assim como cada pessoa.

São João Batista de La Salle afirma que São José foi encarregado por Deus do cuidado e da direção exterior de Jesus Menino, Adolescente, até Jovem adulto. Era importante que São José tivesse as qualidades e virtudes necessárias para desempenhar dignamente ministério tão santo e tão elevado. O Evangelho cita três dessas virtudes que muito lhe convinham no cargo que lhe foi confiado: “era justo, muito submisso às ordens de Deus, e tinha cuidado especialíssimo com tudo quanto se referia à educação e à subsistência de Jesus Cristo”.