12/03/2015

Educação Internacional

Na Colômbia, UBEC apresenta gestão

Realizada mais uma etapa da proposta da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) de apresentar seu formato único de reunir cinco congregações diferentes e uma diocese para cumprir a missão católica por meio da educação básica e superior. Gestores e representantes das unidades de ensino superior participaram do 11º Encontro da Associação Internacional de Universidades Lassalistas (IALU) realizado na última semana em Bogotá, na Colômbia.

Com um espaço dentro da programação do Encontro para apresentar-se institucionalmente, a UBEC incluiu no discurso a receita do seu dia a dia: para ser sólida e não perder a filosofia da missão religiosa é preciso estruturar-se e agir como uma organização empresarial, administrar o modus operandi com profissionais que deem o suporte necessário para que possamos praticar a solidariedade, a educação inclusiva, a formação de cidadãos críticos e engajados na sociedade.

A UBEC tem se empenhado no programa de profissionalização. No final de 2014, como parte do processo de implantação da governança corporativa, a organização reuniu, em Brasília, cerca de 50 gestores vindos das seis unidades mantidas e promoveu o confronto entre conceitos e práticas da adoção de novas posturas. Na ocasião, a reflexão sobre os cenários atuais, regional e mundial, e a missão da UBEC e de cada unidade, foi o ponto relevante do encontro.

Da UBEC, participaram do encontro de Bogotá (foto), além do presidente do Conselho Administrativo, Ir. José Nilton Dourado da Silva, o presidente do Conselho de Associadas e chanceler das Instituições de Ensino Superior, Ir. Jardelino Menegat, o diretor executivo, Leonardo Nunes Ferreira, os reitores da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Garcia e do Unileste, Genésio Zeferino da Silva Filho e o diretor da Faculdade La Salle, de Manaus, Ir. Alvimar D’Agostini. O encontro reuniu educadores da Rede La Salle vindos de 80 países.

Grupo UBEC – O Grupo UBEC é gerido pela união de cinco províncias religiosas e uma diocese: A Província La Salle Brasil-Chile (Irmãos de La Salle); a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo -Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista Brasil Centro-Norte - Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco - Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello - Irmãs Salesianas e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano de Minas Gerais.