05/03/2015

Campanha da Fraternidade na Rede La Salle

Campanha da Fraternidade na Rede La Salle Reflexão na Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Em 18 de fevereiro foi lançada em âmbito nacional a Campanha da Fraternidade 2015 (CF) com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). Todos os anos, Comunidades Educativas Lassalistas são desafiadas a aderir, a estudar e a aprofundar a temática com criatividade. “O tema está intimamente vinculado com a nossa finalidade e missão educativa, atendendo e superando as fragilidades humanas como presença de Igreja, inseridos nos diversos contextos sociais”, afirmou Ir. José Kolling, Diretor de Missão da Rede La Salle.

Atividades especiais estão sendo desenvolvidas nas instituições, convidando alunos, educadores e demais colaboradores a refletirem, especialmente neste período da Quaresma.

O La Salle Abel, de Niterói/RJ, por exemplo, realizou um evento com alunos do Ensino Médio para apresentar a Campanha. “O diálogo ecumênico e inter-religioso em busca da paz é atividade de serviço. Colocar-se a serviço daqueles que mais precisam é uma atitude de humildade”, disse na ocasião o coordenador da Pastoral do Colégio, professor Leonardo Borba. O encontrou contou também com a exibição de alguns vídeos que incentivaram os estudantes a fazerem a diferença e deixarem uma marca positiva no mundo.

O Centro Educacional La Salle, de Manaus/AM, dividiu seus alunos por nível de ensino para introdução à CF 2015. Houve uma motivação feita pelo Prof. Marcelo Bezerra, Coordenador do Setor de Animação Pastoral, seguida de apresentação dos objetivos da Campanha em vídeo, conhecimento do hino e da oração do ano. Deu-se um destaque especial para o cartaz central, que mostra Papa Francisco beijando o pé de um condenado à morte.

Na Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT, o Plano de Pastoral 2015 contempla o estudo sobre “Fraternidade: Igreja e Sociedade” voltado aos colaboradores lassalistas, que participam de reflexão semanal e veem na temática uma oportunidade para aprofundamento dos estudos bíblicos e para ampliação da transcendência. “A Faculdade La Salle, partindo da mensagem de Jesus Cristo e integrada à campanha atual, propõe-se a servir à pessoa humana em sua dignidade fundamental, buscando o desenvolvimento integral, superando as dialéticas da ‘racionalidade científica’, o ‘laicismo e a laicidade’ e ‘a cultura descartável’, presentes na sociedade moderna”, analisou o Ir. Nelso Bordignon, Diretor da Instituição de Educação Superior.

Já nesta segunda-feira, dia 2 de março, iniciaram as Jornadas de Formação 2015 do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS. A abertura do evento contou com a presença do Ir. Marcos Antonio dos Santos, que falou sobre a Campanha da Fraternidade. Relacionando a abordagem com a missão desenvolvida pelos Irmãos Lassalistas na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, de Porto Alegre/RS, a atividade proporcionou um excelente momento de reflexão.

História – Desde 1964, quando obteve abrangência em caráter nacional, a Campanha da Fraternidade tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida especialmente na Quaresma para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade a partir de uma problemática específica. Entre os temas já apresentados estão: “Fraternidade no Mundo do Trabalho” (1978), “Educação e Família” (1994), “Fraternidade e Amazônia” (2007)” e “Fraternidade e Juventude” (2013).

Saiba mais sobre a CF 2015 em: www.cnbb.org.br.