21/10/2014

Vida Religiosa

Irmão Miguel Cordero: 30 anos de canonização

Esta terça-feira, 21 de outubro, é marcada pelos 30 anos de canonização do Santo Irmão Miguel Febres Cordero (Francisco Febres Cordero). Durante muitos anos, dedicou-se à educação da juventude. Ele nasceu em Cuenca, Equador, em 1854. Filho de rica família, foi em seu país um dos primeiros Irmãos das Escolas Cristãs, os quais chegaram ao Equador em 1863.

Aluno dos Irmãos da Escola de La Salle, encantou-se com o trabalho e a dedicação desses educadores e resolveu segui-los. Iniciou lecionando nas escolas de Quito. Desde cedo, se distinguira pelos profundos conhecimentos da Língua e da Literatura espanholas. Face à carência de livros didáticos, resolveu compor diversos, os quais, inclusive, foram adotados oficialmente pelo Governo Equatoriano para todas as escolas públicas.

Foi chamado para integrar a Real Academia Equatoriana e nomeado Acadêmico Correspondente da Real Academia Espanhola.A partir de 1908, já com a saúde fragilizada por uma persistente pneumonia, foi enviado para uma escola perto de Barcelona, na Espanha.

Continuou trabalhando, mas lentamente e cada vez mais debilitado, acabou falecendo no dia 9 de fevereiro de 1910, na cidade Superior Del Estragar, onde foi sepultado. A fama de eminente santidade o acompanhou durante toda a vida e perdurou depois da sua morte. Foi beatificado por Paulo VI em 30 de outubro de 1977, e João Paulo II o canonizou em 21 de outubro de 1984.

Saiba mais sobre a história dos Irmãos Lassalistas em: irmaosdelasalle.org