05/09/2014

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AMEL 2014: veja o resumo do segundo dia

AMEL 2014: veja o resumo do segundo dia

A AMEL – Assembleia da Missão Educativa Lassalista prosseguiu nesta sexta-feira, no CECREI, em São Leopoldo/RS. A abertura do segundo dia foi feita pela equipe Lassalista do Chile, que levou mensagem de reflexão relembrando aos participantes os três pilares que conduzem a missão educativa Lassalista: fé, fraternidade e serviço. O Provincial Auxiliar do Chile, Ir. Israel José Nery, deu sequência à acolhida e falou do projeto “Un Trato por El Bueno Trato”, desenvolvido pelo Serviço de Animação das escolas chilenas. A iniciativa promove as boas relações humanas entre os alunos, a cordialidade e o cuidado ao próximo.

Em seguida, o Diretor Provincial de Missão e Pastoral e Coordenador da AMEL, Ir. Arno Lunkes, marcou o início dos trabalhos em grupos, a partir dos quais ocorreu a avaliação, em um primeiro momento, da execução das determinações da Assembleia de Reestruturação e da Missão Educativa da PLBSC. Para cada grupo foi indicado um coordenador e um relator, esse último responsável por apresentar os resultados da discussão conjunta.  

“Aqui, não falamos somente em nome pessoal, mas em nome da Rede, reunindo Brasil, Chile e Moçambique. Nesta ocasião, olhamos para nós mesmos, avaliamos o que já fizemos e procuramos formas para prosseguir com qualidade no quesito pedagógico, em Pastoral e na essência de sermos todos irmãos, sendo leigos ou religiosos”, afirmou Ir. Nery.

Após, os grupos expuseram suas considerações à Equipe de Coordenação da Assembleia e aos demais presentes. Tendo na AMEL três países reunidos, é possível verificar mais ainda a diversidade e a abrangência da Rede La Salle.

“Nossa identidade deve, ao mesmo tempo, se tornar uma unidade. Então este é o diferencial e o grande ganho destas discussões”, disse Vera Ramirez, Pró-reitora Acadêmica do Unilasalle Canoas/RS.

Na parte da tarde, o foco foi o pensar sobre o futuro da Missão Educativa Lassalista para os próximos três anos. Os grupos de trabalho focaram-se em identificar temas prioritários para a Rede La Salle e possíveis propostas. Para tanto, recorreram às contribuições vindas em âmbito de Instituto, alinhando as atuais discussões às proposições do 45º Capítulo Geral e da AIMEL-2013, entre outras. Em uma nova plenária, os grupos indicaram aos membros da Assembleia suas considerações. A integração entre os participantes oportunizou uma reflexão sobre o que esteve em pauta. Um dos assuntos que predominou nas sessões foi a inovação.

“A inovação não é um caminho, mas ‘o’ caminho pelo qual perpassa uma política de excelência das atividades pedagógicas, seja no âmbito de gestão, das práticas, da sala de aula. Nesta ocasião, temos a oportunidade de olhar para um passado de raízes sólidas e para o futuro repensando nossa postura com relação ao trabalho em rede, à formação de professores e ao serviço educativo aos pobres”, considerou Ivana Carvalho, Supervisora Educativa do Colégio La Salle Brasília/DF.

O dia encerrou com uma celebração eucarística, organizada pelo Serviço de Pastoral da Rede La Salle, e com um jantar de confraternização. Neste sábado, os grupos de trabalho entregarão um relatório para a Equipe de Coordenação da Assembleia e haverá a revisão final das proposições da AMEL 2014 com base na síntese elaborada pela ECA. A Assembleia votará as proposições apresentadas.

Saiba Mais - Organizada pelo Conselho da Missão Educativa da Província La Salle Brasil-Chile, a AMEL tem o objetivo de avaliar e projetar os rumos da educação Lassalista. Ao todo, são 110 participantes, entre Diretores e Supervisores Educativos de Escolas de Educação Básica, de Educação Superior e Direções dos Centros Assistenciais, juntamente com os Conselhos Provincial e da Missão Educativa. Todos estão reunidos para debater e conversar sobre as ações que ocorreram nos últimos três anos e vislumbrar perspectivas para os próximos. 

Acompanhe neste Portal mais informações sobre a AMEL, que acontece até sábado, dia 06. Confira a galeria de fotos na página oficial da Rede La Salle no Facebook, clicando aqui

 

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