14/08/2014

Intercâmbio: uma experiência para a vida

Viajar para fora do país, fazer amizades e conhecer novas culturas são experiências transformadoras na vida de qualquer pessoa. Além de muitas histórias para contar, as viagens de intercâmbio rendem ótimas oportunidades para aprender e aperfeiçoar um novo idioma e sempre recebem lugar de destaque no currículo.

Destaque que vale tanto para jovens estudantes, quanto para profissionais graduados. Um exemplo disso é a professora de inglês do Colégio La Salle Canoas (RS), Elizane Galvani, que acumula experiências fora do país e repassa aos alunos tudo o que vivenciou em suas viagens. “Conhecer outras culturas e experiências através dos olhos e das palavras do professor é algo que encanta e desperta no aluno a vontade de aprender a língua. Meus alunos adoram saber das minhas ‘aventuras’.”

Assim como Elizane, em julho deste ano um grupo de alunos do La Salle Canoas viveu esta experiência, participando de um intercâmbio de 15 dias pela Europa. Além de boas lembranças trouxe na bagagem muito aprendizado.

Para Elisa Medeiros, diretora da Instituição, passar uma temporada no exterior agrega valor na vida pessoal e profissional. “A experiência adquirida fora do país aumenta o nível de maturidade. O contato com uma cultura diferente proporciona mudanças na maneira de pensar e agir, enriquecendo a mente.”

O motivo que leva a maioria dos alunos a participar de um intercâmbio é o aprimoramento em determinada língua estrangeira, mas ao retornar, o feedback dos alunos comprova que a experiência proporciona muito mais do que fluência no idioma.

É o que confirma o relato da aluna Samanta Harumi Kondo Naschke, da 3ª série do Ensino Médio, que através do intercâmbio teve a oportunidade de vencer antigas barreiras. “Sempre tive muita dificuldade de me relacionar com as pessoas e agora, depois da viagem, estou me sentindo mais sociável.”

Passar um tempo longe dos pais, tendo de se virar sozinho, também ajuda a desenvolver a independência e a perder o medo de se colocar em situações fora da sua zona de conforto. Assim como muitos de seus colegas, a estudante Cássia Viegas Cysneiros, da 3ª série do Ensino Médio, tinha receio de conversar com outras pessoas em inglês e não conseguir entender o idioma. Medo que foi superado logo na primeira tentativa. “Achei que não iria entender os outros, estava com medo de falar, mas depois que conversei com uma pessoa no avião, perdi o medo”, revela.

Cássia ressalta, que uma das melhores experiências da viagem foi a escola. “A escola foi o melhor de tudo, os monitores eram muito sociáveis, a estrutura da escola era boa. Além de estudar inglês nós também conhecemos pessoas de todos os lugares.”

Segundo Fernando Ávila Loge, da 8ª série do Ensino Fundamental, a imersão na língua inglesa, feita através do intercâmbio, também contribuiu para que os alunos ficassem mais seguros na hora de se comunicar. “Depois de alguns dias, quando a gente falava alguma coisa, já pensava em inglês.”

Apesar da distância, graças aos avanços da tecnologia os alunos que participaram do intercâmbio para Paris e Londres puderam se comunicar com a família e dividir a experiência vivida com os pais, mesmo estando em outro país.

Daniel Telichevesky, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental, conta que utilizou as redes sociais para se comunicar com a família. “Eu falava com meus pais quase todos os dias através do skype e do facebook.”

Ao todo, participaram do programa 60 alunos de cinco unidades educativas da Rede La Salle das cidades gaúchas de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Caxias do Sul.

Tópicos

Intercâmbio