31/07/2014

Colaboradores Lassalistas participam de Formação

No dia 29 de julho encerrou a 2ª etapa do Programa 2 de Formação de Colaboradores Lassalistas. Segundo o Plano de Formação do Educador Lassalista (2013), o Programa 2 é o processo de formação integral, destinado a colaboradores que, após a iniciação na vida cristã e lassalista, desejam aprofundar seu  conhecimento  sobre a vida e a obra de São João Batista de La Salle e sobre o ministério educativo cristão.

Nesta 2ª etapa, 30 participantes de escolas e obras lassalistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se reencontraram na Casa de Retiros Vila São Bernardino, localizada em Viamão-RS para dar continuidade à formação, iniciada na 1ª etapa. Durante quatro dias, os colaboradores participaram de celebrações, cantos, atividades e compartilharam cada momento vivido com muita intensidade.

Os conteúdos relativos à 2ª Etapa foram: O Educador Cristão e a Missão da Escola Lassalista; Sagrada Escritura;  Jesus Cristo: Educador e Pedagogo; Formas de Oração; Oficinas de liturgia, celebrações e reflexões. Ainda, cada participante pôde refletir sobre seu projeto de vida na dimensão cristã, e revigorar, de várias formas, o “ser lassalista”.

O Programa 2 é fruto de um esforço conjunto da Província, das assessorias, dos participantes. Nesta 2ª etapa, nosso agradecimento especial aos professores: Ricardo Backes, Francisco Tavares de Lima, Ir. José Héber de Souza Aguiar e Ana Formoso Galarraga; aos coordenadores locais – Ir. Roberto Carlos Ramos e Maria Regina Laner - pela condução da etapa, e ao Ir. Cledes Casagrande, pelo apoio na estruturação da etapa.

A avaliação geral da 2ª etapa foi bastante positiva, tendo sido destacado o crescente amadurecimento do grupo.  Em fevereiro de 2015, o Programa 2 continua com a 3ª e a 4ª etapas, em datas que serão definidas e divulgadas, em breve.