25/06/2014

Cultura

100 anos da Primeira Guerra Mundial

100 anos da Primeira Guerra Mundial Foto: Reprodução

Há 100 anos, o mundo entrou em conflito devido ao estopim da Primeira Guerra Mundial. Chamada, em 1914, de Grande Guerra, provocou a morte de mais de nove milhões de pessoas, levando-se em conta as tragédias geopolíticas que se seguiram a ela.    

A fim de oportunizar discussões sobre este período, o Unilasalle Canoas/RS promove atividades especiais. Em 27 de junho, às 19h, no Auditório Arsênio Both (5º andar – Prédio 1), haverá palestras abertas. 

Os temas são “As Raízes Internacionais da Grande Guerra”, com a Profª. Me. Tatiana Vargas Maia, e “A Ordem de Batalha da I Guerra Mundial – Desproporções de Poder e Curso da Guerra”, com o Prof. Me. Luciano Colares. No dia 28, no mesmo local, a partir das 08h30min, haverá projeção e discussão sobre o filme “Glória Feita de Sangue”, com a Profª. Drª. Taís Campelo. Mais informações em: www.unilasalle.edu.br/canoas/

História – Em 28 de junho de 1914, um rapaz de 19 anos, Gavrilo Princip, matou a tiros o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro. Era um ato de terrorismo suicida – após o ataque, Princip tomou uma cápsula de cianureto, que não funcionou. A ideia era forçar o império a entrar em conflito com a Sérvia, levando às declarações de guerra em cascata, por meio de várias alianças, que deram início ao conflito mundial em 1914. 

O impacto da Primeira Guerra foi sentido na cultura. “A Grande Guerra tomou parte do que era, comparado ao nosso, um mundo estático, nos quais os valores pareciam estáveis”, escreveu o historiador Paul Fussel em "The Great War and Modern Memory”. (Fonte: Aventuras na História – Guia do Estudante



< voltar