15/05/2014

Institucional

Dia de São João Batista de La Salle

Dia de São João Batista de La Salle

Em 15 de maio, é celebrado mundialmente o Dia de São João Batista de La Salle, Santo Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Na mesma data, em 1950, o Papa Pio XII, pelo breve “Quot Ait”, proclamou La Salle Padroeiro Universal dos Professores. O homem que viria fundar o Instituto e tornar-se Santo nasceu em 1651, na mansão “La Cloche”, em Reims, na França.

La Salle dedicou sua vida a educar os mais humildes de modo inovador, abdicando de sua condição de nobre e atuando como promotor da educação popular. O falecimento ocorreu em 1719. Entre as obras preciosas que deixou destacam-se as “Meditações para os Educadores” e o “Guia das Escolas”. Este último texto é considerado um dos clássicos da história da educação. 

Nesta semana, em especial, comunidades educativas, religiosas e formativas da Rede La Salle no Brasil desenvolvem propostas elaboradas pelo Serviço de Pastoral para homenagear o Santo Fundador, renovando o orgulho em ser Lassalista. “Ser professora Lassalista não é simplesmente ‘vestir a camiseta’, é viver o conhecimento, sentir a emoção, respirar as ideias dos alunos e compartilhar as alegrias com os colegas”, afirmou Márcia Hartmann Stein, professora do Ensino Fundamental do La Salle Carazinho/RS. 

Para Fabiane Franciscone, Diretora do Colégio La Salle Dores, de Porto Alegre/RS, ser Lassalista é “ter uma escuta atenta, um olhar de fé e ternura, e uma ação planejada que visa contribuir na caminhada do outro em busca do bem viver”. 

A solidariedade é um dos aspectos destacados também pelos alunos. “Ser Lassalista é ajudar os outros, do mesmo jeito que La Salle fez. Pensar nos outros, ser humilde, solidário, estudioso e inteligente. E, acima de tudo, ser uma pessoa caridosa”, afirmaram Sabrina e Isabella Spadoni Oliveira, alunas do 8º ano do Colégio La Salle São Paulo/SP. 

O legado do Santo Fundador continua com o trabalho dos Irmãos e dos colaboradores Lassalistas na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.  “La Salle foi revolucionário para a época em que viveu, quebrando paradigmas tradicionais e deixando uma extensa obra”, observou o Ir. José Rovani, Diretor da Comunidade Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS. 

“Acredito que ser Lassalista é ser um estudante, um educador, um familiar ou um Irmão que acredita e quer um mundo melhor. É acreditar que esse mundo acontece não somente com o que cada um deseja fazer, mas com aquilo que todos podem fazer juntos, e acreditar também que muita coisa boa está acontecendo neste mundo”, opinou o Ir. Olavo José Dalvit, Diretor de Gestão e Administração e Ecônomo Provincial.  

Ainda neste mês, é lembrado o dia 24 de maio, quando, em 1900, o Papa Leão XIII proclamou solenemente diante de 16.500 peregrinos: “João Batista de La Salle, sacerdote e fundador, pertence ao número dos Santos Confessores”. Para chegar a essa decisão, o Papa levou em conta os milagres atribuídos ao até então beato de La Salle. Considerou também a benemerência de sua vida, bem como a criatividade em favor do povo humilde. 

Acompanhe neste e nos demais canais de comunicação da Rede La Salle mais notícias sobre São João Batista de La Salle e sua Missão Educativa, que prossegue em mais de 80 países no mundo. 

< voltar