17/03/2014

Institucional

Reunião de Equipes Diretivas 2014

Reunião de Equipes Diretivas 2014

Até 19 de março acontece a Reunião de Diretores e Supervisores de Educação Básica e Diretores dos Centros de Assistência no CECREI, em São Leopoldo/RS. Participam as equipes diretivas da Rede La Salle, centralizando reflexões com o objetivo de fortalecer processos em rede. Visa também abordar temas gerais, como material didático, Plano de Formação, Avaliação Institucional e assuntos específicos, como novas tecnologias e desempenho das unidades no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

“A temática – Escola em Rede – aproxima pessoas, metodologias, ideias. A importância deste encontro é fortalecer o sentido de pertença a uma rede. Pessoas vindas de Sul a Norte do Brasil, com diferenças culturais, possibilitam esta dimensão em um contexto formativo”, afirmou o presidente da Rede La Salle e Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Jardelino Menegat.

A abertura do encontro contou com a presença do Hno. Juan Antonio Ojeda Ortiz, ministrando a palestra “Escola Católica – Inovação e Trabalho em Rede”. Hno. Juan é professor do Centro Universitário María Inmaculada de Antequera CAMMIA, na Espanha. Entre outras funções que desempenha atualmente, está a de Diretor Acadêmico da Oficina Internacional da Educação Católica e de conferencista internacional com foco no tema de formação de professores e de gestores da Educação Básica. Em momento de partilha, Hno. Juan falou sobre o posicionamento das escolas católicas frente a um novo contexto de globalização, com uma realidade ampla e plural, como a encontrada no Brasil, país repleto de diversidade. 

O professor acredita que a melhor maneira de estar preparado frente às mudanças atuais é uma abordagem coletiva, quando a inovação passa a fazer parte da vida de professores, alunos e familiares, uma vez que “a educação é responsabilidade de toda a sociedade”. 

“É necessário abordar a educação de modo proativo, não reativo. Temos que fazer algo novo para que nossos alunos respondam de uma forma também nova a estas necessidades. Como teremos alunos inovadores se não formos assim?”, provocou Hno. Juan. 

Visando um panorama internacional e um diálogo integrado, houve também palestra de Daniel Cerqueira, Secretário Executivo da ANEC falando sobre “Trabalho em Rede na Educação Católica no Brasil” seguida pela partilha com Hno. Juan, respondendo a questões prévias dos participantes.

Após o intervalo da tarde, o Ir. Olavo Dalvit – Diretor de Gestão e Administração da Rede La Salle – e Vitor Benites – Assessor da Direção – apresentaram indicadores de desempenho da Rede La Salle e das Comunidades Educativas.

Nos dias 20 e 21, ocorrerá no mesmo local a reunião dos Reitores, Diretores e Equipes Diretivas das Instituições de Ensino Superior em que serão discutidos assuntos administrativos, perspectivas e o Planejamento Estratégico do Ensino Superior Lassalista. Ambas reuniões acontecem anualmente. 

< voltar