14/02/2026

Bibliotecas

Falece o Irmão Lassalista Eligio Gelain

Falece o Irmão Lassalista Eligio Gelain

Lassalistas se unem em preces pelo descanso eterno do religioso

É com profundo pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Lassalista Eligio Gelain, ocorrido neste sábado 14/02, em Porto Alegre/RS.

Nascido em 18 de outubro de 1935, em Nova Pádua/RS, era filho de João Gelain e Pierina Loro. Ingressou no Postulantado em 20 de julho de 1952 e no Noviciado em 10 de fevereiro de 1953. Emitiu seus Primeiros Votos em 11 de fevereiro de 1954 e professou seus Votos Perpétuos em 06 de janeiro de 1960. Seu nome religioso era Fernando Lucas.

O Ir. Eligio graduou-se em História, em 2002, no Centro Universitário La Salle de Canoas, e realizou especialização em História Contemporânea, na mesma instituição, em 2003. Ao longo de sua trajetória, atuou como tipógrafo, vice-diretor e professor, com uma presença marcada pelo trabalho dedicado e pelo cuidado com a missão.

Iniciou suas atividades apostólicas em 1954, em Canoas, na área de serviços gerais. Desde os primeiros anos, inclinou-se para atividades práticas e, por longos períodos, dedicou-se à gráfica La Salle, onde dominava diversas tarefas específicas, trabalhando lado a lado com seus coirmãos e com os profissionais da tipografia. Viveu por muitos anos em comunidades de Canoas e, desde 2006, integrou a comunidade da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, em Porto Alegre.

No Pão dos Pobres, encontrou espaço para viver seus sonhos de religioso educador, dedicando-se a acolher os numerosos devotos de Santo Antônio, muitos deles também benfeitores da instituição. Por muitos anos, colaborou com as cerimônias litúrgicas semanais na Capela do Pão dos Pobres. Nas horas de lazer, costumava produzir rosários, em sua maioria com seis dezenas, como forma de estimular a devoção a Nossa Senhora do Rosário entre os Irmãos e demais cristãos.

Foi um religioso exemplar no cumprimento de seus votos. Viveu com simplicidade evangélica, fidelidade à Regra e zelo pela vida em comum. No relacionamento interpessoal, destacou-se pelo respeito à dignidade de todos.

O velório iniciará no sábado, 14/02, a partir das 10h, na capela 8 do Cemitério São Vicente, Canoas/RS. A missa de corpo presente terá início às 16h, no mesmo local, seguida de seu sepultamento, às 17h, no Cemitério São Vicente, em Canoas/RS.

A Família Lassalista une-se em oração pelo descanso eterno do Irmão Eligio Gelain e pelo conforto de seus coirmãos, familiares, amigos e de todos que foram tocados por sua presença e serviço.

< voltar