Nos dias 8, 9, 10 e 17 de outubro, a Província La Salle Brasil-Chile está recebendo o Irmão Armin Luistro, Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, e o Irmão Rafael Cerón Sigala, Conselheiro Geral. A visita tem caráter pastoral e integra o plano de fortalecimento e animação da missão educativa lassalista em todo o mundo.
“É uma alegria para a Província La Salle Brasil-Chile receber novamente o Ir. Armin, agora acompanhado do Ir. Rafael. O espírito desse encontro é o de nos sentirmos parte do Instituto, da Igreja, de uma instituição que busca um bem muito maior do que aquele que encontramos apenas no local onde estamos no dia a dia. Nós fazemos parte desse projeto que Deus encaminhou desde La Salle”, destacou o Provincial e Presidente Ir. Olavo José Dalvit durante a abertura oficial do evento, que ocorreu hoje (8), na Sede Provincial da Rede La Salle, em Porto Alegre/RS.
O Vice-Presidente da instituição, Ir. Jardelino Menegat, ressaltou a amplitude e a relevância da Rede La Salle Brasil. “Estamos unidos a 1.200 instituições educativas presentes em 80 países e a mais de um milhão de estudantes que se orgulham de serem lassalistas. Aqui no Brasil, temos mais de 6 mil educadores e 60 mil alunos”, reforçou.
Em sua fala, o Superior Geral defendeu que é preciso ser ponte entre a educação de qualidade e aqueles que mais necessitam dela. Para ele, a missão do Instituto e dos lassalistas está intrinsecamente ligada às necessidades das pessoas mais empobrecidas, especialmente dos jovens. “Nós somos o coração, a memória e a garantia do presente de La Salle para o mundo”, afirmou.
“Não pensem que há outro tempo, exceto o agora, em que educadores lassalistas são mais necessários no mundo todo. Como educadores, precisamos fazer algo radicalmente diferente hoje do que foi feito há 300 anos, porque vivemos uma crise global na educação. Os jovens, hoje, não estão felizes e esperam por mudanças significativas na geopolítica internacional”, complementou Ir. Armin.
Ele também falou sobre a competição excessiva que, muitas vezes, observa dentro das Comunidades Educativas católicas e destacou a importância de combater essa lógica por meio do diálogo. Desafiou os presentes a saírem de sua zona de conforto e conversarem com pessoas das periferias, para conhecer suas trajetórias de vida. Segundo ele, é a partir dessas trocas que poderemos realizar um trabalho educativo cada vez mais alinhado à obra de São João Batista de La Salle.
Nos próximos dias, o Superior Geral e o Conselheiro Geral seguirão em visita pelo Brasil, com programação presencial junto às Comunidades Educativas e Irmãos de São Paulo/SP e, posteriormente, de Niterói/RJ.
Saiba mais sobre os Irmãos Armin e Rafael
O Irmão Superior Geral é a mais alta autoridade no governo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. A sede do Instituto está localizada em Roma, na Itália. O mandato do Superior Geral tem duração de sete anos, e a eleição ocorre durante o Capítulo Geral, a assembleia mais importante da Congregação. O Irmão Armin Luistro, natural das Filipinas, está à frente do Instituto desde maio de 2022.
Os Irmãos Conselheiros Gerais têm a responsabilidade de “assistir o Irmão Superior Geral no governo e na animação do Instituto. Partilham com ele, e sob sua autoridade, o conjunto das tarefas de governo do Instituto” (Regra dos Irmãos 127). O Irmão Rafael Cerón Sigala é um dos seis Conselheiros. É natural da cidade de Orizaba, no estado de Veracruz, México.