Com o objetivo de fortalecer o raciocínio lógico, a criatividade e o domínio de habilidades digitais desde os primeiros anos escolares, a Rede La Salle Brasil iniciou a Trilha de Pensamento Computacional, parte da Formação Continuada de Educadores 2025. O momento síncrono foi conduzido por Meriele Silva, Assessora em Tecnologia Educacional da Rede La Salle Brasil, e integra o curso que já conta com mais de 330 educadores inscritos, representando 32 Comunidades Educativas lassalistas de diferentes regiões do país.
No primeiro encontro da trilha, contamos com a participação dos consultores de transformação da Inicie, Fernanda Pantuzzo Braga Brandão e Augusto Mamare. O tema abordado foi “Implementação de projetos e atividades de Programação para a Educação Infantil e Anos Iniciais”, com foco nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação é voltada especialmente para educadores que atuam com crianças nas etapas iniciais da aprendizagem.
Durante o bate-papo, Mamare destacou o valor da tecnologia como aliada no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, por meio da programação e do pensamento computacional: “Nem tudo o que fizermos vai dar certo de primeira ou atingir os objetivos planejados. A programação pode gerar frustração, então precisamos trabalhar isso com os estudantes e ensiná-los a lidar com esse sentimento.”
A Trilha de Pensamento Computacional integra a proposta da Formação Continuada de Educadores 2025, reafirmando o compromisso lassalista com a inovação, a educação de excelência e a valorização dos educadores.