15/05/2024

Uma corrente do bem que cresce a cada dia

Em pouco mais de uma semana, mais de 400 municípios gaúchos tiveram bairros inteiros alagados pelas fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul. A maior tragédia climática da história do Estado já afetou mais de 2,1 milhões de pessoas. Diante deste cenário, instituições Lassalistas do Brasil e do mundo se sensibilizaram e deram início a diversas campanhas e iniciativas de apoio aos atingidos, mobilizando as comunidades locais para um movimento solidário que já tomou conta de todos, se transformando em uma verdadeira corrente do bem.

Algumas instituições das regiões atingidas, por exemplo, estão abrigando os desalojados. O Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre/RS, recebeu crianças e jovens da Fundação O Pão dos Pobres, que teve suas instalações tomadas pela enchente. Já a Universidade La Salle, em Canoas/RS, os colégios La Salle Canoas e La Salle Niterói, a Fundação La Salle e o Núcleo Sou Solidário da Rede, estão recebendo, no Complexo Poliesportivo da Universidade, famílias que tiveram seus lares afetados pelas fortes chuvas.

Já as demais Comunidades Educativas Lassalistas do Brasil estão envolvidas em iniciativas solidárias que envolvem arrecadação de água, alimentos, roupas, colchões, itens de higiene, entre outros, para doar a quem mais precisa. Mais de 30 toneladas de doações já foram recebidas até o momento.

A repercussão dessa tragédia no mundo também mobilizou a sede mundial da Rede La Salle, em Roma, que por meio da La Salle Foundation lançou uma campanha internacional de arrecadação de recursos financeiros para os moradores de fora do Brasil que querem contribuir. O objetivo também é auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes.

Você também pode ajudar:

Doações via PIX:

Fundação La Salle

Chave PIX (CNPJ): 08341725000155

Universidade La Salle

Chave PIX (e-mail): 7262.001790@lasalle.org.br  (escrever na descrição do PIX: Pastoral)

La Salle Foundation - Doações internacionais:

Conta: De La Salle Solidarietà Internazionale ETS (La Salle Foundation)
IBAN: IT05 N05696 03207 000009870X80
BIC/SWIFT: POSOIT22XXX
BIC/SWIFT SEDE: POSOIT22

Um endereço de e-mail e o motivo do pagamento devem ser adicionados no depósito para confirmação da doação.

Outras doações

Muitas Comunidades Educativas Lassalistas são pontos de coleta e estão recebendo itens como água potável, alimentos não perecíveis, roupas, calçados, colchões, brinquedos, material de higiene pessoal e limpeza para atender as demandas imediatas dos desabrigados. Confira qual a mais próxima da sua região para doar.

Seja um voluntário

Se você tem disponibilidade de atuar como voluntário diretamente no Colégio La Salle Canoas e Universidade La Salle, clique aqui e preencha o formulário de inscrição. O formulário é aberto ao público e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se voluntariar.

Todas as ações de apoio e doações recebidas, bem como o trabalho voluntário da sociedade, são de extrema importância neste momento.