19/10/2023

Encontro Nacional de Jovens Lassalistas 2023

Entre os dias 13 e 15 de outubro, mais de 600 jovens provenientes de 34 Comunidades Educativas de todo o Brasil, além de estudantes e assessores convidados do Chile, participaram do Encontro Nacional de Jovens Lassalistas. O evento, organizado pela Pastoral Provincial e pela Equipe Provincial de Jovens, aconteceu no Colégio La Salle Canoas, e contou com o apoio da Universidade La Salle.

A iniciativa faz parte da Pastoral Juvenil dentro do itinerário "Somos", e fomenta o crescimento pessoal, comunitário e espiritual dos participantes.

O encontro proporcionou um espaço único para a partilha de experiências e reflexões entre os participantes, que durante os três dias, tiveram a oportunidade de participar de conversas em grupo e de dinâmicas que promovem troca de ideias e vivências.

O momento de formação sobre Protagonismo Juvenil foi conduzido pelo Padre Claudionir Ceron. Já a Equipe Executiva de Pastoral convidou a todos para uma reflexão sobre “o que nos impulsiona a servir”. A espiritualidade, uma característica essencial do DNA Lassalista, foi vivenciada de várias maneiras, destacando-se na celebração da palavra presidida pelo Padre Edson Thomasin. Estas formações estimularam discussões profundas sobre o papel dos jovens na sociedade e em seus grupos pastorais locais. O evento também foi marcado por muita música, apresentações culturais e uma noite de confraternização que ressaltou a alegria da juventude.

Ao final do evento, foram anunciadas as sedes dos próximos encontros regionais em 2024, que ocorrerão no Colégio La Salle Carazinho, no Rio Grande do Sul, no Colégio La Salle Xanxerê, em Santa Catarina, e no Colégio La Salle Manaus, no Amazonas. Esses encontros prometem continuar inspirando e formando jovens de todo o Brasil e de além das fronteiras.

Para conferir mais fotos e vídeos do Encontro Nacional de Jovens Lassalistas, acesse os destaques do perfil do Instagram da Pastoral (@pastoral_la_salle).