11/02/2014

Institucional

Colaboradores participam do Programa 2

Colaboradores participam do Programa 2

O Programa 2 é o processo de formação integral destinado a todos os colaboradores que, após dois anos de atuação na Rede La Salle, desejam aprofundar seus conhecimentos nas áreas humana, cristã e lassalista.  A partir do movimento da reestruturação da Província La Salle Brasil-Chile, houve alguns ajustes no sentido de (re)adequar  o Programa 2 a todas as unidades que compõem a Província La Salle Brasil-Chile.  

Com o atual Plano de Formação de Colaboradores, o Programa 2 passou a ter carga horária de 160 horas, sendo 20 horas de atividades a distância, e ser organizado por Regiões, continuando, porém,  com status de curso de extensão, realizado em 04 etapas, no período de férias.

Dentro dessa nova perspectiva, foi realizada a 1ª Etapa do Programa 2 (RS/SC), de 05 a 09 de fevereiro de 2014, na Vila São Bernardino, em Viamão/RS, contando com a participação de 30 colaboradores da Rede La Salle.  Essa etapa versou sobre a área “Humana”, que aprofundou: variáveis antropológicas, autoconhecimento, psicologia do desenvolvimento da personalidade, bem como temas transversais ligados à área humana. 

Na avaliação da etapa, ao responder o questionamento do coordenador sobre: Qual  foi meu olhar sobre esta 1ª etapa foram ressaltados, em especial: o entrosamento do grupo, a liberdade de expressão, os momentos de oração, as celebrações, a união do grupo, a troca de experiências, as dinâmicas, as vivências, a importância de olhar para si, dentre outros aspectos.

Também foram valorizadas pelos participantes e coordenação as visitas dos Irmãos Jardelino Menegat, Provincial, que enfatizou a importância de cada um(uma) partilhar as experiências vividas  nesta 1ª etapa, como forma de motivar colegas, alunos e familiares, e do Ir. Cledes Casagrande, Diretor Adjunto de Missão e Pastoral, que parabenizou os colaboradores por terem aceitado o desafio, pelo “sim” a um convite tão especial, que visa formar pessoas e profissionais melhores e mais capacitados na área humana, cristã, profissional-lassalista.  

A coordenação local do encontro foi realizada pelo Ir. Roberto Carlos Ramos, juntamente com a Profa. Maria Regina Coronet Laner, o Prof. Francisco Tavares de Lima e Liliane Dutra da Silva, que agradecem, em especial, à Província La Salle Brasil-Chile pelo apoio na realização desta 1ª etapa de formação, e também aos palestrantes pela dedicação, disponibilidade, doação dispensados ao grupo nesta 1ª etapa: Profa. Adriana Braga de Matos Babot, Cristino Dal Forno, Ir. Clóvis Trezzi e Profa. Rosemari Fackin. 

Tópicos

Programa 2
< voltar