12/09/2023

Lançado o Plano de Formação para a Missão Lassalista

Desde o último ano, a Equipe de Formação Lassalista da Rede La Salle trabalhou na construção de um novo Plano de Formação para a Missão Lassalista, esforço que resultou no documento “Formação Lassalista para a Missão: Plano de Formação”, lançado em 2023 e que tem como objetivo orientar o processo de aprimoramento, conhecimento, desenvolvimento pessoal e comunitário de educadores e Irmãos. O documento norteará os processos formativos das comunidades educativas e religiosas neste quadriênio (2023-2026)

A formação para a missão, desde a origem do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs visa garantir que existam pessoas, estruturas e processos para formar e acompanhar os Colaboradores e Irmãos na Missão Educativa Lassalista.

Para tornar o documento conhecido, a Equipe de Formação organizou uma metodologia de apresentação do documento, apresentando-o de modo presencial nas comunidades educativas do Brasil e do Chile.

Até o momento foi realizado a divulgação nas Comunidades de São Paulo, Brasília e Caxias do Sul, na sede da Rede La Salle, em Porto Alegre/RS, e nas Comunidades da Região Metropolitana. A apresentação para as demais instituições lassalistas está prevista e deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.

A formação, na Província Brasil-Chile, constitui-se num processo permanente de acompanhamento dos atores que assumem a missão, quer como Irmão ou Leigo e visa fortalecer a identidade e qualificar a Missão Educativa.