01/09/2023

Visita do Superior Geral à Província chega ao fim

A visita do Irmão Armin Luistro, Superior Geral, e dos Conselheiros Gerais, Martin Digilio e Ricardo Laguda, à Província La Salle Brasil-Chile chegou ao seu final após uma semana repleta de atividades significativas. Durante os dias 24 a 31 de agosto, a visita proporcionou um momento único de fraternidade e reflexão para os Irmãos e a comunidade lassalista como um todo.

Os Irmãos conheceram a diversidade da Província, abrangendo cultura, idioma, clima, geografia e, especialmente, realidades sociais e missionárias diversas. Eles visitaram várias Comunidades Educativas, instituições religiosas, centros de assistência e fundações, envolvendo-se em conversas profundas com Irmãos, equipes diretivas, educadores e estudantes.

No Brasil, a jornada começou em Ananindeua, Pará, nos dias 25 e 26/08. A programação oficial contou com visitas a obras lassalistas na cidade, como o Centro de Educação e Cidadania La Salle, a Escola La Salle Ananindeua e a Escola Celina del Tetto, que desempenham um papel fundamental na educação e apoio à comunidade local. Eles também participaram de uma caminhada em apoio ao "Agosto Lilás", mês de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

No domingo (27/08), uma celebração especial na Quinta São José, em Nova Santa Rita/RS, fortaleceu os laços de fraternidade entre os Irmãos e convidados. Foi um dia marcado por celebrações e partilhas.

Nos dias seguintes, a comitiva visitou diversas Comunidades na Região Sul, proporcionando uma visão abrangente das atividades da Província, incluindo a capacitação de jovens e o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade. Na segunda-feira (28/08), os Irmãos conheceram o Noviciado Interprovincial Santíssima Trindade, o Colégio La Salle Santo Antônio e a Escola La Salle Pão dos Pobres, bem como a Fundação O Pão dos Pobres. Já na terça-feira (29/08).

O último dia de programação no Brasil (30/08) incluiu visitas à Universidade La Salle, à Fundação La Salle e aos Colégios La Salle Canoas e La Salle Niterói, antes de se deslocarem para Santiago, no Chile, onde a visita chegou ao seu último destino no dia seguinte (31/08). Lá, encontraram-se com Irmãos, leigos e estudantes, conhecendo a Comunidade Educativa de São Gregorio e o projeto Comedor Solidário.

A visita do Superior Geral e dos Conselheiros enfatizou o compromisso dos lassalistas em ver o mundo com um olhar de fé, educar com amor e serem agentes de transformação, destacando a importância da simplicidade, serviço, escuta e criatividade na resposta às necessidades das crianças e jovens.