31/01/2023

Bibliotecas

Voluntária embarca para missão em Moçambique

Voluntária embarca para missão em Moçambique

Aline Pires dos Santos é formada em Pedagogia e natural de Pelotas. Como projeto de vida, optou por dedicar seu tempo à solidariedade. Dos 33 anos de idade, pelo menos 19 foram realizando voluntariado em diversas frentes: ajudando pessoas em situação de rua, acolhendo crianças em situação de vulnerabilidade, auxiliando imigrantes venezuelanos, promovendo ações de combate à drogadição, entre outras atividades.

Embora o voluntariado local estivesse presente em sua vida há muito tempo, o desejo de ir em missão em um país africano permeava os seus sonhos. Essa aspiração se tornou mais concreta quando Aline encontrou o carisma lassalista. Foi através de uma amiga, educadora do La Salle Pelotas, que a pedagoga ficou sabendo que a instituição enviava voluntários para Moçambique, onde possui instituições de ensino e de assistência social.

A ideia inicial era ir em 2019, mas devido à pandemia, o sonho começou a ser realizado nesse domingo, 28/1, quando Aline desembarcou no país africano. Ela está hospedada na Comunidade Religiosa de Beira, onde residem os Irmãos Lassalistas, e está desenvolvendo atividades no Centro Educacional e Assistencial La Salle Beira (CEALS). O espaço fica na cidade de Beira e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

“Estou com o coração aberto para viver tudo que eu preciso viver. Sei que vou aprender muito mais do que ensinar”, destaca Aline, que ficará um ano em Moçambique. Acostumada a desapegar do que for preciso para ajudar outras pessoas, Aline afirma que voluntariado significa desconstrução. “É desapegar das coisas materiais e saber se desconstruir para se construir novamente a partir das realidades com as quais a gente se depara”, conclui.

 

Voluntariado Internacional

Para fazer voluntariado internacional pela Rede La Salle em Moçambique são necessários os seguintes critérios: disponibilidade de tempo para fazer as formações necessárias e para atuar no local por pelo menos 1 ano, além de possuir proximidade e vivência do carisma lassalista. Mais informações sobre a experiência podem ser obtidas através do e-mail formacao.provincia@lasalle.org.br.

< voltar