28/11/2022

Bibliotecas

Divulgados os vencedores do EduEmprèn 2022

Divulgados os vencedores do EduEmprèn 2022

No último sábado, 26/11, ocorreu a Grande Final do EduEmprèn Brasil 2022. Realizado de forma presencial na Universidade La Salle, em Canoas/RS e com transmissão pelo Youtube, o evento contou com a participação das 12 equipes finalistas, que apresentaram seus projetos. Os premiados foram:

Em 1º lugar, o projeto Tucum Case, do Colégio La Salle Manaus, de Manaus/AM. A equipe desenvolveu uma capinha de celular produzida da palha e fibra da palmeira de tucum, presente no bioma pantaneiro.

O 2º lugar contemplou o projeto Lótus Empreendedorismo, do Colégio La Salle Agro, de Xanxerê/SC. Os estudantes desenvolveram um queijo vegano a base de aveia e batata-doce.

E o 3º lugar ficou com o projeto BioCast, do Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ. A equipe desenvolveu uma órtese (aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo) de impressora 3D para substituir as ferramentas de imobilização tradicionais.

O Diretor de Missão da Província La Salle Brasil-Chile, Prof. Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk afirmou que esta foi uma celebração e de agradecimento a todos que trabalharam para que o projeto fosse concretizado. “Que os educandos possam levar essa aprendizagem para a vida deles. E não pensar apenas em um empreendedorismo que possa gerar lucro, mas que possa ter impacto social que nos ajude a cumprir um mundo melhor. Esse é o nosso objetivo com esse projeto, pensar em alternativas, possibilidades e soluções para que ajude o mundo a ficar melhor”, enfatizou o Diretor.

Além da pré-incubação das ideias na Incubadora La Salle Tech, cada equipe recebeu um voucher para cursos da La Salle Business School, para cursos de Extensão da Universidade La Salle e para o 1º lugar uma viagem e participação, no ano de 2023 no evento de tecnologia e inovação mais próximo à localização residente da equipe vencedora.


DINÂMICA DE AVALIAÇÃO
A dinâmica da final se deu em três etapas: breve vídeo de apresentação do projeto, pitch, que é a defesa oral da ideia, e questionamentos da banca, que fez perguntas sobre aplicabilidade, competitividade e inovação dos projetos.

Foram os avaliadores na final: o diretor de unidade operacional Sesc/RS, Cleberli Fabiano Arruda, a especialista em negócios e inovação e coordenadora da Incubadora La Salle Tech, Lubianca Neves e o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Renaldo Vieira de Souza. A banca levou em conta os seguintes critérios: aplicabilidade social e de aprendizagem, criatividade do site, proposta de valor do modelo de negócio, viabilidade econômica e de mercado, inovação, contribuição para a sociedade, consistência da solução proposta e clareza e convencimento na apresentação.


SOBRE O EDUEMPRÈN
Idealizado na Universidade La Salle Ramon llull, em Barcelona, Espanha, o projeto tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social junto aos alunos da educação básica. No Brasil, é aplicado nas escolas da Rede La Salle, desde 2018.

Neste ano, o evento registrou a participação de 19 colégios, 60 equipes inscritas e 278 estudantes.

A partir do EduEmprèn, os jovens exercitam a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.

< voltar