11/11/2022

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Edgar Aloísio Haab

Falece o Irmão Lassalista Edgar Aloísio Haab

É com pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Edgar Aloísio Haab, ocorrido na noite de quinta-feira, 10/11/2022, em Porto Alegre/RS.

Filho de Balduíno Haab e Ana Alvina Royer Haab, Irmão Edgar nasceu no dia 07 de fevereiro de 1935, no município de Cerro Largo/RS. Sua caminhada para formação de Irmão iniciou em 07 de dezembro de 1952, quando ingressou no Postulantado. Em 10 de fevereiro do ano seguinte, ingressou no Noviciado, e um ano depois, fez os primeiros votos. Em 06 de janeiro de 1960, confessou a profissão perpétua, assumindo, como nome de religioso, Adelino Aloísio.

O Irmão Edgar cursou o Magistério na Escola Normal La Salle de Canoas. Foi professor, secretário, impressor, Diretor do Juvenato, promotor vocacional e Vice-diretor de Colégio e de Comunidade Religiosa. O início da sua contribuição à Missão Educativa Lassalista aconteceu em Canoas, em 1955. Dois anos depois, passou ao serviço de Secretaria do La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS, e, em 1967, assumiu o cargo de Secretário Provincial da Rede La Salle.

O passo seguinte da sua caminhada foi em 1972, quando assumiu a Secretaria do Centro Internacional Lassaliano, em Roma, na Itália. Em diferentes períodos da vida religiosa, exerceu a função de promotor vocacional em diversas dioceses. Habitualmente, envolvia-se ativamente nos encontros dos núcleos da Conferência dos Religiosos das dioceses em que atuava.

Irmão Edgar foi um grande apreciador do uso de aparelhagem eletrônica e outras ferramentas para facilitar o trabalho de comunicação com os interlocutores. Estava sempre atualizado sobre as novidades e formas de utilização dos meios de comunicação. Também era um grande entusiasta dos benefícios das plantas medicinais, tema do qual tinha um vasto conhecimento e era assunto recorrente em suas conversas.

Ao longo dos anos, contribuiu com seus serviços em Comunidades Lassalistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de instituições do Paraguai e da Itália. Em 2018, transferiu-se de Cerro Largo/RS à Casa de Saúde Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS, devido a deficiências de visão e dificuldade de equilíbrio.

A Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Edgar e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.

< voltar