08/11/2022

Bibliotecas

Ir. Lassalista no Conselho Nacional de Educação

Ir. Lassalista no Conselho Nacional de Educação

O Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação, para atuação na Câmara de Educação Superior. O anúncio foi realizado por decreto publicado nesta terça-feira, 08/11, no Diário Oficial da União.

O mandato tem duração de quatro anos. O CNE tem como missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Ir. Paulo Fossatti tem ampla atuação em Brasília tendo sido Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Além disso, participou ativamente de campanhas em defesa da filantropia e da manutenção das bolsas estudantis do Programa Universidade Para Todos (Prouni). “Minha nomeação representa a contribuição ANEC e das Instituições de Ensino Superior Comunitárias no cenário da Educação Superior Brasileira. Também é um reconhecimento ao meu trabalho na Educação Superior em Canoas e Brasil nas últimas duas décadas. Estaremos trabalhando para o melhor de nosso CNE para levar Educação de Qualidade a todos os brasileiros”, celebrou Fossatti.

>> Confira o decreto <<


SOBRE O IR. PAULO FOSSATI

É Pesquisador Produtividade CNP, Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) . Especialista em Neurociência do Desenvolvimento Humano pela Unilasalle (2021) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS, e Reitor desta Universidade.

Em 2016, foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Em 2018, lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade.


SOBRE O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira. Compete ao Conselho e às Câmaras exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95, emitindo pareceres e decidindo privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.

 

< voltar