17/10/2022

Pastoral

Realizada a 1ª Assembleia SOMOS da Pastoral Juvenil

Realizada a 1ª Assembleia SOMOS da Pastoral Juvenil

Com o objetivo de deliberar acerca dos horizontes da caminhada coletiva das Juventudes Lassalistas para os próximos quatro anos, foi realizada, entre os dias 7 e 10 de setembro, em Curitiba/PR, a 1ª Assembleia SOMOS Pastoral Juvenil Lassalista, que contou com a participação de representantes das Comunidades Educativas de Educação Básica do Brasil e do Chile.

Para realização da Assembleia, cada Comunidade Educativa definiu um representante para participar como delegado deste momento histórico para os jovens da Rede La Salle. Também estiveram presentes na Assembleia o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Irmão Olavo Dalvit, o Coordenador Internacional de Jovens Lassalistas, Keane Palatino, a Equipe Provincial de Pastoral e os alguns Assessores de Pastoral das Comunidades Educativas que acompanharam os jovens.

A dinâmica da Assembleia considerou revisar o passado, discernir o presente e sonhar com o futuro da Pastoral Juvenil. Os jovens lassalistas, a partir do seu protagonismo e, inspirados pela iluminação bíblica da Assembleia, “Jovem, a ti te digo: Levanta-te” (Lc 7:14), debateram, sonharam, rezaram e elaboraram perspectivas para a Pastoral Juvenil com vistas aos próximos 4 anos.

Durante o encontro, foram instituídos espaços de articulação, a partir de dois grupos, para garantir a dinâmica e o protagonismo das juventudes na Pastoral Juvenil nos próximo quadriênio: o Conselho Provincial de Jovens Lassalistas, que foi composto por um integrante de cada Comunidade Educativa Lassalista do Brasil e do Chile, e a Equipe Provincial de Jovens Lassalistas, composta por 1 integrante de cada sub-regional do Brasil, 1 integrante dos grupos de Ex-alunos e 1 Integrante do Chile, totalizando 9 jovens.

Ao fim de cada dia da Assembleia, os(as) delegados(as) elaboraram um resumo dos trabalhos desenvolvidos. As considerações foram reunidas no encerramento da Assembleia e resultaram em uma carta aberta com as proposições dos jovens, que serão apresentadas no 3º Capítulo Provincial, instância máxima de deliberação da Rede La Salle, com o intuito de ser a voz das Juventudes Lassalistas nesse espaço.

A Assembleia SOMOS foi um momento de grande importância para a Rede La Salle e de expressiva participação dos Grupos de Jovens Lassalistas, contemplando todo o processo apresentado no documento de sistematização e orientações para o trabalho pastoral-pedagógico com Grupos de Jovens, SOMOS - A Mística da Caminhada das Juventudes Lassalistas.

A proposta da 1ª Assembleia SOMOS é dar início a um caminho que amplie os horizontes dentro e fora das Comunidades Educativas Lassalistas, sempre reconhecendo que “[...] a nossa história começou antes de nós e persistirá depois. Somos o resultado de uma cadeia inumerável de encontros, gestos, boas vontades, sementeiras, afagos e afetos” (MENDONÇA, 2017, p. 27).

O TRAJETO FORMATIVO SOMOS

O Trajeto Formativo Somos é uma iniciativa que a Pastoral da Rede La Salle está desenvolvendo junto aos Grupos de Jovens Lassalistas, desde de 2021, baseada nas dimensões da formação integral, da espiritualidade e do protagonismo dos jovens a partir da sua singularidade, propondo torná-los seres integrados na sociedade.

O desenvolvimento do projeto junto às Comunidades Educativas segue as orientações do documento “SOMOS: A Mística da caminhada das juventudes Lassalista”, que apresenta a sistematização e as orientações para o trabalho pastoral-pedagógico com Grupos de Jovens.

O SOMOS também propõe a criação de espaços organizados para formação, articulação e representação da juventude lassalistas. Para tanto, os jovens da Pastoral Juvenil Lassalista são convidados a vivenciar os itinerários formativos chamados Somos Humanos, Somos Juventudes, Somos Família, Somos Comunidade e Somos Compromisso. Além disso, o Trajeto oportuniza a efetivação dos espaços de representação com a realização das Assembleias SOMOS, que darão voz aos jovens sobre questões referentes às juventudes da Rede La Salle.

A proposta é que as edições da Assembleia ocorram de 4 em 4 anos visando fortalecer as experiências de espiritualidade e formação da Pastoral Juvenil Lassalista, deliberar acerca dos horizontes da caminhada coletiva dos grupos da Pastoral Juvenil e encaminhar as deliberações aos Capítulos Provinciais.

< voltar