29/08/2022

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Ivo Bertilo Ames

Falece o Irmão Lassalista Ivo Bertilo Ames

É com pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Lassalista Ivo Bertilo Ames, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2022, em Porto Alegre/RS.

Nascido em 20 de janeiro de 1935, na cidade de Santo Cristo/RS, e filho de Leopoldo Ames e Rosalina Ames, Irmão Ivo ingressou no Postulantado em 08 de dezembro de 1951 e no Noviciado em 10 de fevereiro de 1952. Celebrou os Primeiros Votos em 11 de fevereiro de 1952 e, quase oito anos depois, em 06 de janeiro de 1960, emitiu sua Profissão Perpétua, assumindo como graça de religioso o nome de Domingos de Maria.

Vivenciou a Missão como Educador Lassalista com empenho e fidelidade, atuando em diversas Comunidades Educativas. Ao longo de sua jornada, atuou como Professor, Diretor, Coordenador Pedagógico e Vice-Diretor. Iniciou seu caminho como docente lecionando na Comunidade de Cerro Largo/RS, em 1956. De lá, partiu para Porto Alegre/RS, para atuar no Colégio La Salle São João e na Comunidade O Pão dos Pobres.

Bastante comunicativo, o Irmão Ivo gostava de conversar sobre os mais variados assuntos, até mesmo os mais controversos, enfatizando seu ponto de vista com argumentos firmes e baseado em suas leituras, que sempre estiveram presentes no seu dia a dia e o fez estar sempre aberto a conhecer novos temas.

A progressiva perda da audição lhe impôs alguns limites e lhe causava sofrimento por acarretar perda de parte da naturalidade na comunicação interpessoal. Cultivou uma piedade cristã que se expressou principalmente na reza do terço diário em particular.

Desde 2019, passou a integrar a Comunidade Nossa Senhora da Estrela, onde partilhava seu companheirismo e expressava suas convicções religiosas por meio das orações.

O velório do Irmão Ivo será realizado nesta segunda-feira, dia 29, na Capela 08 do Cemitério São Vicente, em Canoas/RS, com início 14 horas, seguido de Missa às 17 horas. O sepultamento está marcado para às 18 horas.

A Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Ivo Bertilo Ames e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.

< voltar