18/08/2022

Missão Ribeirinha concluída com sucesso

Em mais uma edição da Missão Ribeirinha, realizada pelo Voluntariado Lassalista, por meio do Projeto Sou Solidário, um grupo de 24 missionários formado por Irmãos, alunos, ex-alunos e colaboradores lassalistas de várias regiões do Brasil foi desafiado a encarar uma experiência de imersão cultural, aprendizado e entrega.

Entre os dias 18 e 31 de julho, os voluntários estiveram na região de Manaus, no Amazonas, e participaram de ações de voluntariado nas comunidades ribeirinhas de São Francisco do Caramuri, pertencente à cidade de Manaus/AM, e Ilha do Baixio, na cidade de Iranduba/AM.

O ponto de partida da missão de voluntariado foi no Colégio La Salle Manaus, onde os missionários participaram de momentos de espiritualidade, integração e formações sobre a realidade social, educativa e ambiental da região amazônica.

Já na Comunidade de São Francisco do Caramuri, os voluntários prestaram apoio à comunidade ajudando na organização do evento Cidadania Rural, atividade voltada à garantia de direitos dos ribeirinhos através do acesso a documentações, atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos, formações comunitárias e lazer. Os missionários colaboraram com a limpeza dos espaços para o evento, com a organização dos atendimentos de saúde e com a inauguração do estádio de futebol da Comunidade. Além disso, houve momentos de conversas e partilhas com as famílias ribeirinhas e crianças da comunidade, com momentos de formação sobre ecologia e diversidade da Amazônia.

A missionária e estudante de Medicina, Bruna Schaeffer, disse que ficou impressionada com a imensidão amazônica, que se traduz não apenas na natureza, mas também na cultura do povo ribeirinho. Segundo ela, “a vulnerabilidade daquele povo é inimaginável, mas a sua fé na mudança e a sua luta por ela são admiráveis”.

A etapa seguinte da missão foi na comunidade da Ilha do Baixio, em Iranduba/AM. Lá, o trabalho foi realizado na Escola Santa Luzia e contou com a formação de lideranças juvenis, trabalhos pedagógicos com as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e rodas de conversa voltadas aos direitos das mulheres e organização financeira.

Antes do retorno às suas regiões de origem, os missionários participaram de uma confraternização no Colégio La Salle Manaus, onde foi realizada a atividade de encerramento da missão com um momento de espiritualidade e entrega dos certificados.

Para o estudante do curso de Direito da Unilasalle do Rio de Janeiro/RJ, Cristofer Cordeiro da Conceição, participar da Missão Ribeirinha teve muitos significados, como história, afeto e cuidado. Segundo Cristofer, “dentre todos os significados, uma palavra que resume a missão é esperança, esperança por dias melhores, esperança na educação, esperança por mudanças”.

Já a professora do Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS, Taís Baldasso, destacou que as experiências vivenciadas na Missão Ribeirinha contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional. “Trago no coração todas as pessoas que conheci, convivi e conversei neste período. Além disso, trago as aprendizagens que trocamos enquanto comunidade que formamos”, completou.