30/05/2022

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Benno Pedro Brisch

Com profunda tristeza, a Província La Salle Brasil-Chile comunica o falecimento do Irmão Lassalista Benno Pedro Brisch, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 30 de maio de 2022, em Porto Alegre/RS.

Nascido na cidade de Montenegro/RS, no dia 15 de agosto de 1930, e filho de Jacob Brisch e Maria Josephina Brisch, o Irmão Benno ingressou no Postulantado em 07 de março de 1948 e no Noviciado em 1º de julho de 1948. No dia 04 de julho do ano seguinte, fez os Primeiros Votos, e declarou os Votos Perpétuos quase 6 anos depois, em 20 de fevereiro de 1955, na cidade de Caxias do Sul/RS.

Dedicado aos estudos e muito generoso na sua vocação desde os 15 anos de idade, graduou-se em Letras Neolatinas – Licenciatura em Português e Latim, na cidade de Guaxupé/MG, e em Pedagogia, em Jaboticabal/SP. Exerceu o magistério em vários Colégios Lassalistas com muito esmero e dedicação.

Foi um dos fundadores do Juvenato da cidade de Guaxupé, no estado de Minas Gerais, em 1946, e pertenceu ao grupo de Noviços fundadores do Noviciado de Camorim/RJ, em 1948. Já com anos de dedicação à Missão Educativa Lassalista, passou ao serviço de apoio aos professores preparando materiais pedagógicos, tarefa que fazia com capricho e zelo e, por isso, era admirado por todos. Nos momentos de lazer, o Irmão Benno gostava de pescar e tocar gaita de boca. Junto a outros educadores, sentia-se bem à beira dos rios nas férias e feriados.

Uma das experiências mais marcantes da vida do Irmão Benno foi sua função de Orientador de Alunos nos internatos de Machado/MG e de São Carlos/SP, enquanto esses existiram. Sua dedicação era da manhã à noite. Nos momentos livres, preparava o material de esportes para os alunos. Em São Carlos/SP, o grupo do Ir. Benno conseguiu ir até a região dos indígenas Kalapalos, no interior do Mato Grosso, MT, prestando-lhes assistência.

Quando fez parte da Comunidade do Instituto Agrícola La Salle em Brasília, dedicou-se especialmente no cuidado do bem-estar do ambiente físico das salas de aula e do dormitório dos internos. Gostava muito de tocar na igreja e acompanhar o coral e o organista nas celebrações eucarísticas quando fez parte da Comunidade Lassalista de Brasília/DF.

Ao longo de mais de 70 anos de vida religiosa, teve grande apreço pela sua vocação de Irmão Lassalista. Tanto no tempo de formação quanto na vida profissional, sempre cumpriu suas obrigações religiosas e de educador com muita convicção e responsabilidade.

Toda Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Benno e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.