04/04/2022

Encerradas as atividades da III AIMEL 2020

A cerimônia de encerramento realizada na última sexta-feira, dia 1° de abril, marcou o fim das atividades da III Assembleia Internacional da Missão Educativa Lassalista, na sede do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, em Roma.

Desde o dia 28 de março, estiveram reunidos para discutir a aprovação das propostas desenvolvidas durante o período de preparação para a Assembleia, os membros do Conselho Internacional da Associação e Missão Educativa Lassalista (CIAMEL), secretários e moderadores dos grupos de trabalho da Assembleia, o Irmão Superior Geral e seu Conselho, os Secretários dos Secretariados do Instituto e demais representantes dos Distritos Lassalistas.

Em virtude do cenário de pandemia, as primeira fases da AIMEL foram realizadas em várias etapas e de forma híbrida, desde abril de 2020, quando foram definidos oito eixos estratégicos, construídos a partir das propostas regionais, que foram debatidos e aprovados pelos representantes presentes na etapa final da III Assembleia.

Representaram a Província La Salle Brasil-Chile durante o evento: Santiago Amurrio (Chile), Lucinei José Hanauer (Fundação La Salle – Brasil) e Carlos Frederico Coelho (Unilasalle Rio de Janeiro – Brasil, representando a Associação Internacional de Universidades Lassalistas – IALU).

Ao final das sessões, o Ir. Robert Schieler, Superior Geral, dirigiu-se a todos os delegados, apreciou o trabalho de todo o período e os convidou a prosseguir com esperança e coragem no caminho da III Assembleia Internacional para a Missão Educativa Lassalistas.

46º CAPÍTULO GERAL

As propostas aprovadas serão publicadas no III Relatório AIMEL e, após, submetidas ao 46º Capítulo Geral que é, desde os tempos do Fundador, a expressão máxima da comunhão que existe entre todos os Irmãos Lassalistas, e acontecerá entre os dias 1º e 22 de maio de 2022.

O Capítulo Geral propõe uma avaliação periódica da vida do Instituto com vistas a sua contínua adaptação e renovação, e às principais diretrizes para a ação futura. Além disso, o Capítulo elege o Irmão Superior Geral e os Irmãos Conselheiros Gerais. O documento também tem o poder de orientar todas as medidas legislativas e administrativas adequadas que digam respeito aos estabelecimentos e membros do Instituto.

EIXOS TEMÁTICOS

Nas primeiras fases da AIMEL 2020, foram elaboradas propostas que viabilizaram oito eixos temáticos a fim de fundamentar a história atual do Instituto e propor a transformação que os novos horizontes exigem, com uma identidade que impulsiona e sustenta a vocação lassalista.

Eixo Temático 1: Governança efetiva e estruturas financeiras para a sustentabilidade da missão, que busca assegurar a existência de um modelo que responda e apoie o estilo de Associação Lassalista que garanta a vitalidade e continuidade da Missão Educativa Lassalista. Além disso, o CIAMEL desenvolve de maneira profética e eficaz seu trabalho de reunir todos os ministérios e instituições educacionais em uma rede global comprometida com a Identidade, Missão e Associação Lassalista.

Eixo Temático 2: Construir e revitalizar a formação e o acompanhamento para crescer e sustentar a Missão Lassalista.

Eixo Temático 3: Estruturas Associativas Eficazes e Comunidades Intencionais para o Compromisso Lassalista. Esta proposta indica que os sinais dos tempos nos impelem a rever a realidade associativa atual, bem como a criar e desenvolver oportunidades, estruturas e redes para fomentar o sentimento de pertença e o compromisso da Família Lassalista em cada Distrito.

Eixo Temático 4: Cultura das Vocações: Criação de espaços e contextos, tanto em nível pessoal como comunitário, de acompanhamento e discernimento vocacional. Esta proposta centra-se no acompanhamento e no discernimento, ao mesmo tempo que promove novas formas de vida comunitária e espiritual para todos os lassalistas, respondendo aos sinais dos tempos.

Eixo Temático 5: A resposta lassalista para a erradicação da pobreza através de comunidades inclusivas. Esta proposta refere-se a apoiar, promover e implementar em cada Distrito ou em nível local programas sustentáveis ??e comunidades intencionais para erradicar a pobreza nas suas várias formas através do reforço dos princípios de inclusão, cultura de fraternidade e corresponsabilidade.

Eixo Temático 6: Uma educação lassalista centrada no Evangelho e dedicada ao acompanhamento espiritual e ao diálogo. Propõe-se a implementar metodologias inovadoras de acompanhamento e educação na interioridade e na implementação dos valores humanos e evangélicos.

Eixo Temático 7: ??Comunidades Educativas Lassalistas para a Transformação da Sociedade: Cidadania Crítica, Responsabilidade Social e Ecologia; para sustentar e aprimorar nosso esforço colaborativo global com a transformação do mundo e das comunidades educacionais lassalistas.

Eixo Temático 8: ??A vitalidade da identidade como eixo do dinamismo da missão em novos contextos a partir da Declaração sobre a Missão Educativa Lassalista e os Critérios de Identidade para a Vitalidade dos Ministérios Educacionais Lassalistas.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o evento.