29/03/2022

La Salle Sapucaia inova com projeto de Metaverso

Pensar no conceito de multiverso aliado à educação é um desafio e tanto. O La Salle Sapucaia encarou esse desafio e tem feito desse movimento uma ferramenta pedagógica, oportunizando aos estudantes uma experiência de aprendizagem inovadora.

A proposta desenvolvida pela escola tem aproximado a sala de aula presencial a um ambiente digital através de um espaço virtual colaborativo e imersivo, ou seja, uma nova versão da realidade que integra os mundos real e virtual: o Metaverso La Salle Sapucaia School.

A ideia surgiu dos próprios alunos no fim do último ano. Em 2022, a experiência foi ampliada e já está sendo vivenciada por todos os estudantes do Ensino Fundamental, que têm realizado diferentes atividades explorando esse novo recurso, que agora faz parte do processo de aprendizagem.

Em outras palavras, a escola foi projetada dentro de uma plataforma virtual que possibilita a interação de usuários em tempo real: o Minecraft. Dentro desse ambiente simulado, foram estruturados todos os espaços e ambientes da instituição. Nesse espaço virtual, os estudantes criaram seus avatares e transpõem as atividades do dia a dia e dos projetos que já estão em andamento no ambiente escolar para dentro da plataforma.

As salas de aula passaram a ser universos dentro do Multiverso La Salle Sapucaia School, e cada turma se tornou um universo diferente, com uma temática definida pelos próprios alunos, entre elas os universos Geek, SOS Planeta, Esportes Radicais e Super Humano. Nesses universos, os estudantes desenvolvem projetos entre si, de forma sistêmica, versátil e interativa. Atividades como a produção cultural de HQs e Animes, Saraus Literários, encontros de Cosplay, além de contação de histórias para os estudantes do turno inverso, são alguns exemplos de atividades desenvolvidas no Metaverso.

Outras plataformas como o Mozilla Hubs, Roblox e Fortnite também são opções de ambientes que possibilitam a interação, socialização e construção de espaços digitais. Entretanto, como o projeto está em fase de implementação, tem se dado maior ênfase para o Minecraft.

Ao longo do ano letivo, os estudantes irão aperfeiçoar a proposta e poderá haver algumas adaptações na ideia original. Com isso, será possível proporcionar aos alunos uma experiência pedagógica que desenvolva não só a autonomia, mas que possa aproximar os temas trabalhados do contexto contemporâneo da comunidade local.

O MULTIVERSO

Nas ciências e na ficção científica, como no cinema, por exemplo, o termo multiverso tem sido utilizado para se referir à existência de diferentes espaços inseridos dentro de uma mesma realidade. Geralmente está ligado às semelhanças e diferenças entre mundos paralelos e à interação entre eles, chegando até o ambiente escolar.

Já o metaverso é construído a partir de uma série de tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada ou estendida, realidade mista e holográfica, onde todas as atividades do mundo real poderão ser simuladas, seja nos estudos, no trabalho e comercializando bens.