24/03/2022

Live lança Projeto La Salle Cuidando da Casa Comum

Uma live transmitida ao vivo pelo Youtube da Rede La Salle nesta quarta-feira, dia 23 de março, marcou a abertura oficial e o lançamento do “La Salle Cuidando da Casa Comum: um projeto pelo futuro”, uma iniciativa que tem como objetivo construir uma cidadania com consciência global, em harmonia com a natureza e com o cuidado do planeta.

O evento, realizado em formato de mesa-redonda, foi mediado pelo Irmão Junior Schnorrenberger, de Talca, no Chile. Participaram do debate a Professora do PPG Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Dra. Maria de Lourdes Borges, o Representante do Irmão Provincial no Chile, Ir. Eduardo Ernesto Muñoz Tillmanns, e o Coordenador Global do Programa de Cátedras da Universidade Scholas, Daniel Stigliano. Gestores e educadores das Comunidades Educativas de Educação Básica e da Educação Superior da Rede La Salle, do Brasil e do Chile, acompanharam as exposições dos convidados.

Um momento de oração com o Irmão Lassalista Mário Silva deu início à atividade. Logo, o Diretor de Missão da Rede La Salle, Irmão Jorge Bieluczyk, fez a acolhida dos presentes e destacou a importância do Projeto neste momento que exige atenção de todos com o meio ambiente. Segundo ele, “é momento de pensarmos em novas alternativas, novos projetos e novas ações que de fato possam contribuir para a melhoria e o cuidado da vida da vida do nosso planeta, da vida da casa comum”.

O Coordenador de Educação da Rede La Salle no Chile, Santiago Amurrio, deu continuidade ao encontro trazendo uma breve explanação sobre o projeto, os objetivos principais e o cronograma de trabalho para o ano, e encerrou reforçando o convite a todos os lassalistas para que sigam engajados com a temática a fim de amplificar e dar visibilidade às ações desenvolvidas em nossas Comunidades Educativas.

A mesa-redonda com os convidados deu sequência ao encontro. Cada palestrante trouxe elementos e contribuições importantes sobre o tema, destacando os documentos que referenciam o Projeto, como a encíclica Laudato Sí, escrita pelo Papa Francisco, que convida todos para dialogar criticamente sobre ecologia, e os Objetivos da Agenda 2030 da ONU, um apelo global de promoção a ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O professor Daniel Stigliano contribuiu trazendo algumas reflexões sobre como pensar a estrutura dos projetos a partir do pensamento pedagógico e pastoral do Papa Francisco. Para ele, as comunidades lassalistas começam uma nova etapa, em que vão trabalhar com seus estudantes as dores e as alegrias da casa comum. Além disso, a iniciativa da Rede La Salle traz um novo olhar para as escolas, onde nascem ideias inovadoras que poderão impactar positivamente no meio ambiente.

RECONHECIMENTO

Com a proposta de envolver ainda mais os educadores e estudantes lassalistas com o projeto, a Fundação La Salle apoiará a iniciativa organizando uma premiação para reconhecer as melhores ações realizadas no ano de 2022. Para explicar melhor como funcionará essa etapa, o Coordenador Geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, participou do encontro e esclareceu como acontecerá o processo.

A partir de um Edital elaborado em parceria com a Fundação, as Comunidades Educativas de Educação Básica e Superior, do Brasil e do Chile, poderão inscrever seus projetos em quatro categorias: Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia, Resíduos e Reciclagem e Educação Ambiental. Uma banca avaliadora fará curadoria das ações, e 12 (doze) projetos de destaque serão contemplados com um incentivo financeiro para fomento das ações desenvolvidas.

A proposta é fortalecer o trabalho já desenvolvido e favorecer a criação de novas formas de concretizar nossa missão com o reconhecimento das melhores ações vinculadas ao projeto. O Edital será lançado em breve e enviado para os gestores.

CLIQUE AQUI e confira a íntegra da live de lançamento do projeto.

No SITE DO PROJETO, você confere todas as informações da iniciativa e tem acesso aos documentos e materiais de divulgação disponíveis.