07/03/2022

As mulheres na Missão Lassalista

Não é de hoje que as mulheres têm participação significativa na Missão Educativa Lassalista. Há quase 80 anos, por volta de 1944, o Irmão Lassalista Juan Fromental Cayroche deu início ao Instituto das Irmãs Guadalupanas de La Salle, pois compreendeu a necessidade de criar um Instituto feminino que pudesse colaborar com os Irmãos em sua missão educativa de educar humana e cristãmente crianças e jovens.

Nesses mais de 330 anos de história, muitas outras mulheres contribuíram para levar a educação lassalista a 80 países, de cinco continentes, com mais de 90 mil educadores espalhados por 1.100 Comunidades Educativas, que transformam a vida de mais de 1 milhão de estudantes.

A Assessora de Pastoral da Rede La Salle, Cilene Bridi, destaca a relevância da atuação das mulheres na instituição. “Considero que o papel que desempenho dentro da Rede seja de extrema importância. Sou a única mulher na Equipe Provincial de Pastoral. Contribuir nesta equipe há 15 anos me ajuda a entender a força, a importância e a opção dos Irmãos Lassalistas pela Escola em Pastoral, e o meu papel é garantir que esse carisma seja vivenciado nas Comunidades Educativas com criatividade e espiritualidade”, enfatizou. Para ela, “as jovens mulheres devem ter a liberdade para tomarem suas decisões e confiarem em si mesmas para estarem onde desejem estar, pois dentro de cada menina existem infinitas possibilidades”.

Hoje em dia não é diferente. A Rede La Salle conta com pedagogas, advogadas, administradoras, psicólogas, educadoras em todos os níveis e muitas outras profissionais que dedicam sua vida, seus conhecimentos e suas competências à missão educativa, especialmente para os mais pobres, com fé, zelo, fraternidade e foco nas pessoas.

O trabalho social, uma das frentes de atuação da Rede La Salle, também conta com a contribuição de mulheres que se juntaram à missão. Uma delas é a Assistente Social da Rede La Salle, Marília Moura. Em um ambiente desafiador, ela destaca que “é preciso desenvolver a capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano”. E complementa dizendo que “ainda há muitos desafios pela frente, e um deles é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social, fortalecendo e efetivando as políticas públicas para atendimento aos mais necessitados”.

Todas as mulheres desempenham funções essenciais na sociedade, especialmente na Rede La Salle, apoiando na construção da sua história e projetando novos caminhos para que a missão lassalista continue por muitos e muitos anos.

A educadora Dulcinea Alves, atual Diretora do Colégio La Salle Ananindeua, em Ananindeua/PA, luta pela transformação da educação desde os 17 anos. Passados mais de 35 anos de dedicação, ela destaca que quer continuar motivando outras mulheres. “Desejo que as mulheres olhem para a educação como a mais poderosa arma de empoderamento e desenvolvimento de liderança feminina, e assim construírem um mundo melhor”, afirma.

São mulheres que ensinam, mulheres que aprendem, mulheres que criam. Cada uma com seu jeito especial, as mulheres mostram seu valor a cada momento, a cada nova conquista e a cada superação. Que possamos refletir sobre a importância das mulheres para a evolução e a transformação da sociedade.

Uma homenagem da Rede La Salle ao Dia Internacional da Mulher!