31/01/2022

Vida Religiosa

Celebrado o Dia da Província 2022

Neste último domingo de janeiro, dia 30, como já é tradição para os lassalistas todos os anos, foi realizada a Celebração Eucarística do Dia da Província 2022, que ocorreu de forma presencial e on-line, na Capela São José, em Canoas/RS.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da Rede La Salle no YouTube, foi presidida de forma presencial pelo Padre Rogério Ferraz, juntamente com o Padre Patricio Pino, de Santiago, no Chile, que participou de forma on-line. Na ocasião, aconteceram importantes momentos para a Vida Religiosa dos Irmãos, como a renovação da Consagração Religiosa de 09 (nove) Jovens Irmãos e de 12 (doze) Irmãos Jubilares, e o Jubileu de 11 (onze) Comunidades Educativas.

Participaram, presencialmente, do evento Irmãos Lassalistas de diversas Comunidades Educativas, entre eles o Provincial, Ir. Olavo Dalvit,  o Diretor de Missão, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk, o Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami, o Diretor de Gestão, Ir. Flavio Azevedo, e o Coordenador da Pastoral Escolar e da Pastoral Vocacional, Ir. Éder Polido. O Conselheiro Geral para a Região Lassalista da América Latina (RELAL), Ir. Paulo Petry, também esteve entre os presentes.

A cerimônia teve início com a renovação dos votos temporários dos Jovens Irmãos por mais um ano. São eles: Ir. André Felipe Nawroski, Ir. Carlos Eduardo Everton, Ir. Cleiton Luiz Kerber, Ir. Fábio Kolling, Ir. Gabriel Pôrto César, Ir. Gabriel Tomazini Fernandes, Ir. Jordan Rodrigo Carvalho Vilar, Ir. Taylon de Amorim Torres e Ir. William Mallmann.

A celebração também contou com o momento da renovação de consagração dos Irmãos Jubilares, que receberam da Direção Provincial uma homenagem pelos anos de serviço à missão educativa herdada de nosso Fundador, São João Batista de La Salle. Foram eles:

40 ANOS DE CONSAGRAÇÃO

Irmão José Kolling

Irmão José Vendelino Flach

60 ANOS DE CONSAGRAÇÃO

Irmão Irineu Luiz Gelain

Irmão José Nestor Atz

65 ANOS DE CONSAGRAÇÃO

Irmão Israel José Nery

Irmão Jerônimo Rogério Brandelero

Irmão Lucio Pauli

Irmão Rosalino Domingos Cogo

70 ANOS DE CONSAGRAÇÃO

Hermano Luis Ramón Morgado Creus

Irmão José Oliveira da Silva (in memoriam)

Irmão Silvino Schneider

75 ANOS DE CONSAGRAÇÃO

Hermano Sergio Del Carmen Moreno Moreno

Após a Comunhão Eucarística, o Ir. Paulo Petry trouxe algumas palavras sobre a passagem bíblica que ilumina e auxilia na reflexão do Tema Pastoral: “Meus olhos viram a tua salvação” (Cf. Lc 2,22-40) e destacou que a esperança é umas das palavras chaves na missão dos irmãos. O Conselheiro também falou sobre a vida religiosa e sobre o horizonte da continuidade da missão, convidando todos para seguir a convocação do Papa Francisco para dar graças a Deus pela Vida Consagrada. E finalizou, “busquemos sempre ser agradecidos a Deus pelo dom da vida, pelo dom da Vida Consagrada, e peçamos um novo olhar que saiba ver a graça, que saiba buscar o próximo, que saiba ter esperança. Então, sim, nossos olhos verão o Salvador”.

Na sequência, o Ir. Éder Polido fez o lançamento oficial do Tema Pastoral do Instituto para 2022, que se encontra na Reflexão Lassalista Nº 7, intitulada “A Utopia: um sonho possível! Construindo novos caminhos para transformar vidas”.

Em seguida, o Ir. Marcelo Salami apresentou os Noviços, Pré-Noviços, Postulantes e Pré-postulantes que, em 2022, estão ingressando nas Casas de Formação do Noviciado Interprovincial Santíssima Trindade, com sede em Porto Alegre/RS; Pré-Noviciado sediado na Comunidade La Salle de Pelotas/RS; Postulantado La Salle Niterói, em Canoas/RS; e Postulantado La Salle Ananindeua, em Ananindeua/PA.

Também houve momento para que as onze Comunidades Educativas jubilares recebessem uma placa comemorativa, entregue pela Direção Provincial. Foram elas:

- Escola La Salle Pão dos Pobres - 90 anos

- Colégio La Salle Carazinho - 85 anos

- Colégio La Salle Esteio - 70 anos

- Colégio Diocesano La Salle São Carlos - 65 anos

- Colégio La Salle Toledo - 65 anos

- Colégio La Salle Núcleo Bandeirante - 65 anos

- Colégio La Salle Brasília - 60 anos

- Escola Agrícola La Salle - 45 anos

- Centro Educacional La Salle Manaus - 40 anos

- Centro Universitário La Salle - Unilasalle Lucas do Rio Verde - 20 anos

- Centro Universitário La Salle - Unilasalle RJ - 20 anos

A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Rede La Salle e pode ser assistida na íntegra CLICANDO AQUI.

Confira as fotos do evento CLICANDO AQUI.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Reflexão Lassalista 7.