13/12/2021

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Olírio Bertuol

Falece o Irmão Lassalista Olírio Bertuol

Com tristeza, a Província La Salle Brasil-Chile comunica o falecimento do Irmão Lassalista Olírio Bertuol, ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, em Porto Alegre/RS.

Nascido em 25 de maio de 1941, na cidade de Putinga/RS, antigo distrito de Encantado/RS, e filho de Luiz Bertuol e Maria Rosalina Benvenutti, o Irmão Olírio fez os Primeiros Votos em 11 de fevereiro de 1961. Quase 5 anos depois, em 10 de janeiro de 1966, emitiu os Votos Perpétuos e assumiu como nome de religioso Ladislau Pascoal.

Ao longo destes 60 anos de vida religiosa, Irmão Olírio atuou em diversas Comunidades Educativas e Religiosas, entre elas no Centro de Formação La Salle, em Porto Alegre/RS, e nos Colégio La Salle de Xanxerê e La Salle Peperi, ambos no estado de Santa Catarina.

Iniciou sua vida de Lassalista com a entrada no Juvenato Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Carazinho/RS, em 5 de março de 1955. Entrou no Postulado, em 10 de dezembro de 1959, e, logo, iniciou o Noviciado, em 10 de fevereiro de 1960.

Diplomado em Licenciatura Plena em Letras e Literatura Portuguesa, em 1971, obteve a Graduação em Educação em 1980. Por suas qualificações, recebeu o Certificado de Registro de Professor, Diretor e Secretário do Serviço de Fiscalização do Exercício Profissional.

Devido à necessidade de descansar, e de cuidados com a saúde, passou a integrar a Comunidade Nossa Senhora da Estrela em 2015.

A Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Olírio e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.

< voltar