02/12/2020

Institucional

Lançamento da Universidade do Sentido

Lançamento da Universidade do Sentido

A Universidade La Salle, em Canoas (RS), será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que acolhe as preocupações e as questões das pessoas e a qual, a partir dessas mesmas preocupações, responde com ensino e pesquisa, enquanto a própria vida encarrega esses jovens de se colocarem novas questões. O convênio entre a Fundação Pontifícia Scholas – uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo em torno de um programa educativo – e a Universidade La Salle Canoas – pertencente à Rede La Salle, presente em mais de 80 países no mundo, – foi firmado por meio de um evento virtual ocorrido esta terça-feira (1/12).

O evento contou com a presença dos diretores mundiais da Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, do Reitor da Universidade Nacional de Córdoba (ARG), do Diretor de Missão da Rede La Salle, Ir. Jorge Bieluczyk, do Diretor de Formação da Rede La Salle, Ir. Marcelo Salami, do Reitor da Universidade La Salle, Ir. Paulo Fossatti, faz, do Vice-reitor da Universidade La Salle, Ir. Cledes Casagrande e do Diretor de Extensão e de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade La Salle, Márcio Michel.

O Diretor Mundial da Scholas, Enrique Palmeyro, celebrou a cooperação: “Enche-nos de esperança que hoje estejamos dando esse passo com a Universidade de La Salle, porque já temos conhecimento mútuo, e com certeza poderemos permitir que essas experiências, aquelas conversas com sábios, do primeiro Ciclo dos Oito Sinais, comecem a ser valorizadas. Acho que estamos dando um passo muito importante e agradeço a todos que estão tornando isso possível”, disse.

“Quando falamos em Universidade do Sentido e Unilasalle, estamos falando também de uma nova forma de liderança com sentido para uma nova economia e para uma nova humanidade. O Papa Francisco diz que viu e viveu a Universidade do Sentido. Eu convido a todos a viverem também esse novo momento”, celebrou Paulo Fossatti. Ele mencionou ainda que todos currículos das graduações da Universidade têm no mínimo 10% de carga horária voltada para projetos sociais.

Ao final da cerimônia, José María del Corral, Diretor Mundial da Scholas, citou ainda o contexto da pandemia e qual o papel da educação nesse cenário: “Não acredito em casualidade, acredito em providência. Acredito que este Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano, diante da Covid deu uma resposta. A Covid nos fez uma pergunta que mexeu com céus e terra. Muitas pessoas não estão aqui hoje, por causa da Covid, mas aqueles de nós que temos uma responsabilidade, um dever, uma vocação, não podemos continuar a educar da mesma forma, não podemos olhar para o lado, não podemos continuar com este enorme pecado global da omissão”, avaliou.

Clique aqui e confira como foi o evento.

 

Projetos que serão desenvolvidos

Inicialmente, a Universidade do Sentido em Canoas contará com três projetos. O Projeto do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência prevê a integração com o espaço de acolhimento com capacidade para 24 mulheres vítimas e seus filhos na região metropolitana de Porto Alegre (RS). No local, elas receberão atendimento especializado interdisciplinar de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Direito, sendo que o Centro de Abrigamento será também uma fonte de pesquisas acadêmicas sobre a violência de gênero. A ação é uma cooperação com a Fundação La Salle, instituição sem fins lucrativos da Rede La Salle.

Já o Projeto Universidade La Salle Inclui: Apoio aos Imigrantes, que já é desenvolvido pela Universidade La Salle há dois anos, será ampliado por meio da Universidade do Sentido. O objetivo é auxiliar imigrantes na conquista de seus direitos como cidadãos e no desenvolvimento de habilidades que auxiliem a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Entre as ações que já ocorrem estão as aulas de português para estrangeiros, ministradas por voluntários da Universidade La Salle de forma gratuita. Além disso, os imigrantes receberão suporte de atendimento jurídico e psicológico.

Também estão previstos para 2021 encontros virtuais com alunos do ensino médio da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique. Alunos do ensino superior, também participarão, atuando como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de discussões/reflexões/partilhas a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação do Papa Francisco que propõe uma mobilização global de pessoas e instituições para gerar uma mudança de mentalidade pela educação. Um segundo grupo será formado por alunos e professores da Universidade La Salle para encontros interdisciplinares para reflexões, partilhas e discussões sobre os problemas atuais da comunidade.

 

Sobre a Universidade do Sentido e Scholas

A Scholas Occurrentes é uma Organização Internacional de Direito Pontifício presente em 190 países nos cinco continentes e que, por meio de sua rede, integra meio milhão de redes educacionais. A sua missão é responder ao apelo a criar uma cultura do encontro, aproximando os jovens numa educação que gere sentido.

Desde a sua criação em 2016, as Cátedras Scholas têm sido uma iniciativa inovadora dentro de cada universidade. De agora em diante, com a Universidade do Sentido, o objetivo é entender o que é uma universidade que escuta, que cria e que comemora. Os beneficiários da Universidade do Sentido são os alunos da universidade e todas as pessoas de todas as idades, mesmo sem diploma, que desejam participar nas diferentes atividades planejadas. A forma de aprender nos transforma em uma forma de ser.

 

Fonte: Universidade La Salle

< voltar