07/12/2019

Vida Religiosa

Beatificação do Ir. James Alfredo Miller

Beatificação do Ir. James Alfredo Miller

Nascido no dia 21 de setembro de 1944, em Ellis, Wisconsin, James Miller ou “Irmão Santiago”, como é conhecido pelos lassalistas da América Central, foib beatificado no sábado, dia 7 de dezembro, na Cidade de Huehuetenango, na Guatemala.

O Ir. James ouviu o chamado para a sua vocação em 1959, quando frequentou a Pacelli High School – esta liderada pelos Irmãos Lassalistas - em Stevens Point, também no estado americano. Emitiu seus primeiros votos em agosto de 1962, quando passou a fazer parte da Província Lassalista de Winona, atualmente Província de Midwest, nos Estados Unidos. Após os seus votos perpétuos, emitidos em agosto de 1969, foi enviado como missionário à Nicarágua, na América Central, para desempenhar seu ministério apostólico Lassalista – missão exercida até 1980.

Em janeiro de 1981, retornou à cidade de Huehuetenango, onde se dedicou a educar e instruir os indígenas. No dia 13 de fevereiro de 1982, Ir. James Miller foi assassinado na Escola Indígena De La Salle por três homens encapuzados.

O Ir. James deixou um grande legado na América Central, especialmente na comunidade católica de Nicarágua e Huehuetenango, bem como na memória de seus jovens estudantes. Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, o Ir. Robert Schieler escreveu uma mensagem a todos os lassalistas sobre a importância dessa beatificação: “A beatificação do Irmão Santiago é uma prova de que grandes coisas são possíveis por meio das atividades ordinárias de nosso ministério de educação humana e cristã. O martírio do Irmão Santiago nos chama a dar testemunho do Reino de Deus e, como tantos outros no passado e no presente, a partilhar a luz de Cristo sem nos importar com o que isso custa”.

Além dele, foram beatificados outros 12 servos de Deus, dos quais 11 morreram mártires, sendo o Irmão James Miller um deles.

< voltar