16/07/2019

La Salle Manaus representa o Brasil na Romênia

Disputar uma competição em alto nível é o sonho de todo atleta, seja ele profissional ou amador. Se a competição em questão for internacional, é melhor ainda. Esse é o desafio da equipe masculina de vôlei do Colégio La Salle Manaus/AM, que tem a grande responsabilidade de representar o Brasil nos Jogos Mundiais da Federação Internacional Escolar de Esporte de Escolas Católicas (Fisec) 2019. O torneio, que iniciou ontem (15), está acontecendo em Bucareste, na Romênia, e se estenderá até o dia 22 de julho.

A equipe de vôlei do Colégio La Salle Manaus foi indicada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para representar o Brasil nos jogos. Em sua bagagem, leva o título recém conquistado de campeão amazonense sub-19. Todo esse reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido pela treinadora Silvania Duarte, responsável pela equipe de vôlei masculina da instituição, que explica que essa trajetória iniciou há quatro anos: “Começamos esse trabalho em 2015, fomos campeões dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’S) em 2017 e também fomos campeões dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S) realizado em Curitiba, 2018. Apesar dessa equipe ser muito jovem, o atleta mais velho tem 17 anos, já temos uma certa experiência por termos disputado essas competições”, ressaltou.

Para se preparar e chegar 100% na competição internacional, os estudantes atletas abdicaram das férias escolares e estiveram treinando cerca de 2 horas por dia. “Nós treinamos muito durante as férias e estamos realmente focados nessa competição para obtermos um grande resultado”, explicou o ponteiro da equipe, Luan Teixeira. Além dos treinamentos, a equipe se preparou também por meio de competições.

De acordo com a treinadora Silvania, essa preparação mesclada foi fundamental para melhorar o entrosamento da equipe e corrigir eventuais erros. “Quando nós recebemos o convite para os Jogos Mundiais da Fisec, começamos a nos mobilizar. Então fizemos a Taça La Salle, competição que reuniu mais de 30 equipes de vôlei do Amazonas e viemos nessa pegada de treinamento e competições, fechando agora no Campeonato Amazonense sub-19 do qual saímos campeões”, explicou a treinadora.

Resultados até o momento

O primeiro jogo foi contra a seleção da Bélgica, que em uma partida bem disputada venceu por 3 sets a 0. Já no segundo jogo, contra a seleção da França, os atletas brasileiros, sem mais o peso da estréia, venceram os franceses por 3 sets a 0, em uma partida de excelente administração. Amanhã (17), os brasileiros irão enfrentar a seleção de Portugal. Em breve, mais notícias e resultados.