19/10/2017

Dia Nacional da Filantropia

Na próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Filantropia. A Rede La Salle, tendo como principais pilares o serviço educativo de assistência aos mais necessitados, a educação humana e cristã, comemora, publicamente, esta data e aproveita para mostrar sua posição em defesa da filantropia, convidando a Comunidade Lassalista e a sociedade a se unirem a essa luta.

A iniciativa de instituição deste marco para o setor surgiu a partir de esforços do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), que pleiteou junto ao poder público este reconhecimento às mais de 9 mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho impacta a vida de milhões de brasileiros.

Sobre o pedido da FONIF

O pedido do FONIF para a criação da data foi acolhido recentemente pelos deputados federais Antônio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que conduziram, no último dia 21 de setembro, uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar sobre o tema. Além do presidente do FONIF, Custódio Pereira, a audiência também contou com a participação do reitor da Universidade La Salle Canoas e presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Ir. Paulo Fossatti, de Mauricio Pereira, vice-presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), além de vários membros de instituições filantrópicas que tomaram o auditório em apoio à causa.

Por que a Rede La Salle defende a filantropia?

Segundo levantamento da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), sem a filantropia mais de 600 mil alunos no país perderiam a oportunidade de uma educação qualificada ofertada por instituições filantrópicas com bolsas de estudos. Além disso, mais de 60% de vagas privadas totalmente gratuitas deixariam de existir.