04/01/2017

2017, ano de comemorações na Rede La Salle

O ano de 2017 é especial para a Rede La Salle. Integrando a Província La Salle Brasil-Chile, formada por Brasil, Chile e Moçambique, a Instituição comemora datas jubilares significativas, que ganham sentido com as pessoas que fazem parte dessa história de dedicação à educação humana e cristã, e do sonho de São João Batista de La Salle. São comemorados 140 anos de presença lassalista no Chile, 110 no Brasil e 25 em Moçambique.

Segundo o Presidente da Rede La Salle, Ir. Edgar Nicodem, celebrar essas datas jubilares tão significativas é “um convite para olhar o passado com gratidão e o futuro com esperança”.

Conheça mais sobre os três países!

Brasil – Neste país, a Rede La Salle iniciou sua missão com a chegada de 12 Irmãos, em 1907, ao Rio Grande do Sul. A Obra Lassalista foi se expandindo e, atualmente, engloba unidades de Educação Básica, Educação Superior e Centros de Assistência Social em 9 estados brasileiros e no Distrito Federal, além do trabalho em conjunto com as Fundações La Salle e O Pão dos Pobres de Santo Antônio. Também há o convênio com escolas estaduais, que adotam a Proposta Educativa Lassalista contribuindo com iniciativas socioeducativas em suas localidades.

Chile – Os Irmãos chegaram ao Chile em 1877, provenientes do Equador e da França. Incialmente contribuíram com os mais necessitados em obras vinculadas à Igreja. Somente 30 anos depois, tendo fortalecido a formação de Irmãos chilenos, começaram a ter obras educativas próprias.

Moçambique – Apresenta um cenário em que crianças e jovens vivem em zonas de “fronteira, deserto e periferia”. É essa razão que motiva os Irmãos de La Salle a investirem na transformação de vidas pela educação nessa região da África desde 1992.

Visita do Superior Geral

Dando início a este ano especial, acontece de 8 a 14 de janeiro a Assembleia de Irmãos, em São Leopoldo/RS. O evento, que reunirá Irmãos da Província, contará com a presença do Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, Ir. Robert Schieler, em sua primeira visita ao Brasil.

Outras Comunidades Educativas Lassalistas jubilares vão celebrar seus aniversários em 2017. Confira:

15/02 – Escola Agrícola La Salle – Xanxerê/SC – 40 anos

25/02 – Colégio La Salle Toledo/PR – 60 anos

07/03 – Colégio La Salle Carazinho/RS – 80 anos

15/03 – Colégio Estadual La Salle Pato Branco/PR – 50 anos

08/06 – Colégio La Salle Núcleo Bandeirante/DF – 60 anos

A Rede La Salle orgulha-se de seus educadores, alunos, ex-alunos e familiares que fazem parte da história da Instituição. Acompanhe no Portal da Rede La Salle mais novidades sobre as comemorações de 2017!