29/12/2016

Retrospectiva Lassalista

O ano de 2016 está se encerrando e neste momento refletimos e recordamos tudo que foi construído em seu decorrer. A Rede La Salle e todas as suas Comunidades Educativas têm muito a se orgulhar das iniciativas desenvolvidas. Abaixo, relembramos alguns fatos marcantes do ano que foram importantes para a história da Instituição:

Área Educacional - A Rede La Salle aplicou mais uma edição da Avaliação de Conhecimentos, com o objetivo de promover a melhoria da aprendizagem nas escolas lassalistas. Além disso, um “aulão” de preparação para o ENEM, focado em alunos do Ensino Médio, ocorreu como projeto piloto junto a Colégios de Porto Alegre/RS e Região Metropolitana. Também foi ampliado o Programa de Avaliação Institucional (PROAVI) para a Educação Básica, com o intuito de aprimorar a gestão dos serviços escolares. O PROAVI também envolveu a Educação Superior!

Ampliação de Espaços - O ano contou com expansões em unidades lassalistas. A Escola La Salle Esmeralda, de Porto Alegre/RS, inaugurou novas instalações, assim como o Colégio La Salle Niterói, de Canoas/RS, e Colégio La Salle Xanxerê/SC, com espaços dedicados à Educação Infantil. Na Educação Superior, o Unilasalle Canoas iniciou os serviços das Clínicas Integradas e o Unilasalle-RJ inaugurou a Capela, o Centro de Convenções Irmão Amadeu e seu Centro Tecnológico.  Uma ampliação também foi feita na Comunidade Nossa Senhora da Estrela, de Porto Alegre/RS, para atender aos Irmãos Lassalistas acolhidos por lá.

Conquistas - Além do mais, o ano que está acabando oportunizou a celebração dos 10 anos da Fundação La Salle, a formatura de jovens aprendizes no Projeto Capacitar para Incluir, realizado em parceria com a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio e com a Associação de Deficientes Físicos de Canoas/RS. A Rede La Salle também participou da assinatura do Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o trabalho conjunto das Instituições Católicas do Brasil e de contribuir para a construção de um novo conceito de cidadania, pautado no respeito à dignidade.

Tranformações - Houve ainda lançamento do projeto #TransformeAgora, integrando a Campanha de Matrículas 2017 da Educação Básica e que convida a todas as pessoas a se engajarem em ideias para um mundo melhor.

Foram outras tantas conquistas ao longo dos últimos 12 meses. A Rede agradece seus educadores, alunos e familiares envolvidos nas transformações lassalistas de 2016, desejando a todos uma ótima passagem de ano!