26/12/2016

Falece o Ir. Amadeu (Silvino José Fritzen)

A Rede La Salle comunica, com pesar, o falecimento do Ir. Amadeu (Silvino Fritzen), ocorrido na noite do dia 25 de dezembro, em Porto Alegre/RS.

O velório ocorrerá até às 13h desta segunda-feira, na Comunidade Nossa Sra. da Estrela, em Porto Alegre, seguido de missa de corpo presente no mesmo local. Após, serão feitos os procedimentos para o traslado do corpo ao Rio de Janeiro, com sepultamento previsto no final da tarde de amanhã, no Cemitério Parque da Colina, de Niterói/RJ.

Ir. Amadeu nasceu no dia 1º de novembro de 1920, Montenegro/RS. Fez sua primeira profissão religiosa dia 3 de julho de 1938 e a profissão perpétua dia 24 de janeiro de 1946. Ao todo foram 78 anos de doação, fidelidade e criatividade vividos como Irmão Lassalista.

Foi professor, coordenador, Diretor de Educação Básica e de Educação Superior, além de Provincial. Em todas as funções, Ir. Amadeu mostrou sua competência e dedicação, deixando marcas indeléveis por onde passou.

Foi especialmente marcante sua atuação no Colégio La Salle ABEL e no Unilasalle Rio de Janeiro, em Niterói/RJ, sendo fundamental para o dinamismo destas obras educativas.

Ir. Amadeu também teve uma atuação destacada na Vida Religiosa Consagrada e na área da Educação. Atuou na Conferência de Religiosos do Brasil (CRB) e na CLAR (Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos).

Homem profundamente convicto da sua opção de vida, soube participar da vitalidade e do dinamismo da Vida Religiosa Consagrada no Brasil e na América Latina. No Brasil ficou conhecido através de seus inúmeros escritos e participação em diversas instâncias educativas. Um educador no pleno sentido da palavra. Desde os pequenos gestos de acolhida até os processos educativos mais complexos sempre estiveram presentes em suas lides diárias.

“Sentiremos profundamente a falta do Ir. Amadeu. Mas, considerando tudo os olhos da fé, como nos ensina São João Batista de La Salle, temos certeza de que vamos ter mais um intercessor no céu, que olhará com muito carinho as gerações atuais e futuras de alunos, pais e educadores da Escola La Salle Rio de Janeiro, Colégio La Salle ABEL e do UNILASALLE RJ”, compartilhou em comunicado o presidente da Rede La Salle, Ir. Edgar Nicodem.

A Instituição une-se em preces pelo descanso deste querido Irmão.