21/10/2016

Encontros Provinciais de Jovens Lassalistas

No ano de 2016, sob o tema pastoral “La Salle e Fraternidade: uma experiência de Misericórdia”, a Pastoral Lassalista realizou três Encontros de Jovens que reuniram 700 jovens de 30 Comunidades Educativas Lassalistas do Brasil.

Os Encontros de Jovens Lassalistas têm o objetivo de integrar os estudantes, celebrar a caminhada dos grupos de jovens e da pastoral das Comunidades Educativas, partilhar a mesma fé e fortalecer a mística e a espiritualidade lassalistas.

Nos dias 16 a 18 de setembro, no Colégio La Salle Núcleo Bandeirande/DF, se reuniram 180 jovens. Eles eram provenientes dos colégios La Salle Manaus, La Salle Rondonópolis, La Salle Lucas do Rio Verde, La Salle Brasília, La Salle Sobradinho, La Salle Águas Claras e La Salle Núcleo Bandeirante (Região Centro- Norte).

Nos dias 07 a 09 de outubro, no Colégio La Salle Curitiba/PR, se reuniram também 180 jovens provenientes dos colégios La Salle ABEL, La Salle São Paulo, La Salle São Carlos, La Salle Botucatu, La Salle Toledo, La Salle Pato Branco e La Salle Curitiba. (Região Sudeste).

Nos dias 14 a 16 de outubro, no Colégio La Salle Niterói – Canoas/RS, se reuniram 340 jovens provenientes dos colégios La Salle Pelotas, La Salle Dores, La Salle Santo Antônio, La Salle São João, La Salle Esmeralda, La Salle Canoas, La Salle Sapucaia, La Salle Esteio, La Salle Caxias, La Salle Carmo, La Salle Carazinho, La Salle Medianeira (Cerro Largo), La Salle Peperi/SC, La Salle Xanxerê/SC e La Salle Niterói (Região Sul).

Os Encontrões da Região Sudeste e Sul também contaram com a presença de um grupo de ex-alunos que participaram do evento e contribuíram com o acontecimento das atividades. A pauta de todos os Encontrões foi unificada, contando com momentos de aprofundamento da Temática, Oficinas, Caminhada, Celebração Eucarística, Confraternização e muita animação juvenil.

Em todos eles, Ir. Éder Polido, Coordenador da Pastoral da Província La Salle Brasil-Chile, oficializou a realização do Encontrão Nacional de Jovens Lassalistas em julho de 2017, como parte das celebrações dos 110 anos de presença Lassalista no Brasil, com Peregrinação a Aparecida, unindo-nos à Celebração dos 300 anos de Aparecida.