04/07/2016

Falece o Ir. Martin Weber

Com pesar, a Rede La Salle comunica o falecimento do Ir. Martin José Weber, ocorrido neste domingo, 3 de julho, em Porto Alegre/RS. O Irmão estava próximo de completar seus 98 anos. O velório está sendo realizado no cemitério São Vicente de Canoas/RS. A missa de corpo presente ocorre às 10h desta segunda-feira, seguida de sepultamento.

Ir. Martin nasceu no dia 11 de julho de 1919, em Venâncio Aires/RS. Fez a sua primeira profissão religiosa em 16 de agosto de 1936 e a profissão perpétua em 31 de janeiro de 1943. Como Irmão das Escolas Cristãs, distinguiu-se como professor de Matemática, e, na Província La Salle Brasil-Chile, exerceu durante alguns anos a função de Procurador e de Contador.

Enquanto professor do Juventato, foi formador de muitos Irmãos, especialmente na fase da adolescência. Uma das características do Ir. Martin foi a sua humildade. Após deixar a função de ecônomo, trabalhou na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio e em Carazinho, cidade em que ficou conhecido pela atuação no Colégio La Salle e pela criação de ovelhas no Juvenato La Salle.

Foi professor de matemática durante cerca de 12 anos no La Salle Carazinho, Juvenato São José de Canoas e La Salle Dores, Juvenato N.Sª de Fátima, La Salle Cerro Largo, Escola Normal Rural La Salle. Foi também Vice-diretor nestes três últimos Centros Educacionais, entre outras funções.

Outro aspecto de sua simplicidade foi abertura de espírito para continuamente aprender. Mesmo em idade avançada, aprendeu a usar o computador e a operar programas de contabilidade. O Ir. Martin passou os últimos meses de sua vida na Comunidade Nossa Senhora da Estrela, em Porto Alegre/RS.

A Rede La Salle une-se em preces pelo descanso eterno do querido Ir. Martin e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.