Uma alimentação saudável sempre foi uma questão bastante abordada por nutricionistas em diversos estabelecimentos. Suprir as necessidades de nutrientes para as crianças, sem deixar o sabor de lado, é um dos maiores desafios encontrados pelas escolas brasileiras mas, no La Salle Santo Antônio, esse processo acontece de forma diferenciada.
A cantina do Colégio possui profissionais de nutrição e atende aos requisitos de segurança alimentar e nutricional e, por esse motivo, recebeu o Selo de Qualidade para Cantinas Escolares, do Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região. A entrega foi realizada pela conselheira do CRN-2, Ivete Dornelles, e pela coordenadora de fiscalização, Maiele Lewandowski. Na ocasião também estiveram presentes, a nutricionista Maria Cristina Furtado da Silva, o proprietário do estabelecimento, Mário Focchesatto e a diretora do Colégio, Silvana Menegat.
A instituição oferece uma alimentação equilibrada para crianças e atende às orientações do “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2010. A publicação orienta às instituições de ensino a substituir alimentos fritos por assados, industrializados por opções mais naturais e livres de conservantes. O Colégio segue essas orientações e também segue o projeto da nutricionista que, há mais de 12 anos trabalha, o tema da alimentação saudável na escola.
Comer bem é essencial para o desenvolvimento da criança. Além de satisfazer as necessidades nutricionais, esse ato precisa ser fonte de prazer, de socialização e de cultura. Crianças precisam aprender a ter uma dieta equilibrada, escolhendo alimentos de forma e em quantidade adequadas às necessidades diárias.