Em 28 de abril é celebrado o Dia Internacional da Educação. Em pleno século XXI, e cada vez mais, a função das instituições de ensino é fazer com que alunos e acadêmicos vivenciem aprendizagens significativas, indo além da simples memorização de conteúdos.
Na tarefa de educar, o professor tem o papel desafiador de manter-se como modelo e incentivo ao processo de aprender e à busca de novas experiências formativas. A Educação Lassalista, integral e integradora, possibilita que bons frutos sejam colhidos seguindo essa perspectiva.
Nas Comunidades Educativas da Rede La Salle no Brasil, no Chile e em Moçambique, alunos tornam-se protagonistas de sua formação e os professores, exemplos na busca por novas descobertas e experiências formativas. Nas salas de aula, o pensamento inovador é incentivado por meio de projetos, atividades, pesquisas, extensão. São muitas as interfaces que promovem o aprendizado integral, formando crianças, jovens e adultos com senso crítico e capacidade de beneficiar a sociedade com ideias transformadoras.
Como referência de exemplo neste contexto está o legado de São João Batista de La Salle (1651-1719), Patrono dos Educadores. Ele dedicou sua vida a educar os mais humildes após diagnosticar as necessidades de seu tempo. La Salle continua vivo com o trabalho dos que se dedicam à educação humana e cristã.