A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e o Portal Futurum, empresa católica de tecnologia, estiveram presentes no IV Congresso Educativo de Scholas Occurrentes (Escolas para o Encontro) que aconteceu na cidade do Vaticano de 02 a 05 de fevereiro. A iniciativa desse encontro que reúne realidades educativas de diferentes culturas e religiões nasceu pelo impulso e encorajamento do Papa Francisco.
Sob o tema geral “Responsabilidade social e a inclusão” o congresso teve uma temática específica relacionada com o esporte, a arte e a tecnologia. Esses são os três pilares da proposta do Scholas, uma rede mundial que já soma 400 mil escolas. A rede global gratuita das ‘Scholas Occurrentes’ reúne alunos de todas as religiões e graus de ensino de escolas públicas e particulares, procurando desafiar as instituições a partilhar os seus projetos e ajudar em particular as que têm menos recursos.
Na ocasião, o Papa Francisco realizou uma videoconferência com sete jovens deficientes físicos de várias partes do mundo. A conversa foi transmitida ao vivo pelo Google e fez parte da cerimônia de encerramento do IV Congresso Mundial Educativo da Scholas Occurrentes, na quinta-feira(5). No encontro, o Pontífice pediu para os adolescentes não se amedrontarem frente às dificuldades. "Somos capazes de superar tudo. Precisamos apenas de tempo para procurar e encontrar o caminho", disse Jorge Bergoglio.
Na sequência, Francisco recebeu, em audiência, as delegações participantes do evento. "Conte conosco na mudança do mundo pela mudança da educação." Essa foi a tônica da conversa do Reitor do Unilasalle Canoas e presidente da ANEC, Ir. Paulo Fossatti, com o Papa. “Assumimos o compromisso de colocar a educação brasileira à serviço da educação mundial”.
Para Ir. Paulo, são dinâmicas como estas que desafiam os cristãos e a sociedade a se mobilizarem para vencer a resignação e acreditar que é sempre possível fazer alguma coisa, mesmo perante os problemas mais difíceis e complexos. "Nosso ser Igreja em educação é plural: existem inúmeras formas de educar e de levar o evangelho às pessoas e comunidades. Ousamos criar e educar em novos areópagos”.
Saiba mais em: http://unilasalle.edu.br/canoas