Neste final de semana, dias 26 e 27 de outubro, será realizado mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes terão de elaborar uma redação e responder a quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Este ano, foram mais de sete milhões de inscritos.
O Exame avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio e é utilizado como parte do processo seletivo de diversas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
“O Enem apresenta uma matriz de habilidades e competências que não engloba apenas a memorização dos conteúdos. Trata-se de uma preparação para o mercado e para a vida”, avalia Rosemari Fackin, Assessora Educacional da Rede La Salle. “Nossas escolas estão cientes desta importância do Exame. Dessa forma, são trabalhados em sala de aula conteúdos direcionados a este tipo de prova multidisciplinar ao longo de toda a trajetória escolar”, completa.
Para o Coordenador do Mestrado em Educação do Unilasalle Canoas, Prof. Dr. Evaldo Luis Pauly, o Enem possui vantagens. “O vestibular tem a pretensão de selecionar ‘os melhores’ entre interessados em frequentar determinada Instituição de Ensino Superior. O Enem, ao contrário, oferece aos estudantes mais opções porque tem abrangência nacional”, observa.
Na Rede La Salle, nos planos pedagógicos das unidades educativas, são realizados sistemicamente simulados e são fornecidos subsídios para que os estudantes se familiarizem com a estrutura do Enem e de demais concursos.