20/04/2017

Irmãos da América Latina em visita ao Brasil

A Província La Salle Brasil-Chile* está acolhendo este mês os Irmãos Lassalistas Carlos Castañeda e Sérgio Leal. Eles integram a Comunidade de Animação Regional da Região Latino-Americana Lassalista (RELAL), com sede na Colômbia.

Na CAR, animam as diferentes obras e Irmãos, Formandos e educadores, acompanhando-os e levando em conta o processo de implementação das decisões do Capítulo Geral e do Plano de Ação Regional da RELAL para fortalecer a Missão Educativa Lassalista.

Os Irmãos estão especialmente no Brasil, onde estão conhecendo Comunidades Educativas do país e Casas de Formação. Eles também conduzirão o Encontro Regional de Jovens Irmãos, que ocorrerá em Zé Doca, no Maranhão, de 23 a 29 de abril.

“Este encontro é muito importante no sentido de ser uma resposta concreta da RELAL à proposta do Capítulo Geral e à chamada do Ir. Superior Geral, Robert Schieler, para sairmos das fronteiras e irmos para onde a vida clama. Nesse encontro, Jovens Irmãos de toda a América Latina vão conhecer a realidade de Zé Doca e de Presidente Médici, conhecer famílias, conhecer a obra realizada por lassalistas do Brasil e compartilhar experiências. É um encontro que conta com a participação de 26 Irmãos”, contextualizou Ir. Sérgio.

A partir de suas trajetórias e experiências ressaltaram que a integração entre Províncias é essencial na atualidade.

“Nós, lassalistas, temos muitas experiências valiosas, um trabalho claro e significativo em cada uma das províncias e em cada instituição educativa. Estamos promovendo hoje cinco redes que possibilitam isto, como a rede de investigação e sistematização, a rede de comunicação, a rede para promoção e defesa dos direitos das crianças. Nesses âmbitos, podemos aprender uns com os outros. É importante nos depararmos com diferentes mentalidades, formas de trabalho e prioridades. É um desafio, mas acreditamos ser possível pelo bem da Missão Educativa Lassalista”, completou Ir. Carlos.

Os Irmãos participam também da inauguração do novo prédio da Comunidade Religiosa e da Casa de Formação La Salle em Ananindeua, no Pará, em 23 de abril. Na ocasião, estarão presentes ainda os Irmãos Paulo Petry, Conselheiro Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs para a RELAL, e Paulo Dullius, Secretariado da Formação do Instituto.

*A Rede La Salle faz parte da Provícia La Salle Brasil-Chile, formada pelo Brasil, Moçambique e Chile.