18/01/2017

Rede celebra 25 anos de presença em Moçambique

Hoje, a Rede La Salle comemora os 25 anos de presença lassalista em Moçambique, na África. Tudo começou com um pedido do Arcebispo da cidade Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, para contar com o trabalho dos Irmãos Lassalistas na área da educação em sua Arquidiocese. Na época, o Superior Geral, Irmão John Johnston, solicitou às Províncias do Brasil que respondessem ao chamado deste país.

Em 1992, os Irmãos Roque Seibert, Jerônimo Brandelero, Henrique Longo e Francisco Alberto Do Pinho, das Províncias de São Paulo e Porto Alegre, começaram sua missão no país. Na cidade de Beira, a primeira obra dos Irmãos foi assumir a direção da Escola João XXIII. Além disso, foram responsáveis por colaborar na missão de reabertura de escolas no interior da Província de Sofala, também em Moçambique.

Atualmente, a presença lassalista em Beira é formada pela administração de três Comunidades Educativas: o Centro Educativo Assistencial La Salle, a Escola João XXIII e o recém fundado Colégio La Salle Beira. São 3480 alunos atendidos por 160 educadores e voluntários e 9 Irmãos e Formandos, em duas Comunidade Religiosas.

Moçambique apresenta um cenário em que crianças e jovens vivem em zonas de “fronteira, deserto e periferia”. É essa a razão que continua a motivar os Irmãos de La Salle a investirem na transformação de vidas pela educação.